Covid-19, informar é pedagógico.


B om dia, ontem o CM foi um único a associar a morte por Covid-19 a uma figura pública da nossa praça (link). Observei nos vossos comentários um enfermeiro a dizer que "Os diagnósticos são confidenciais e não podem ser revelados ... É crime ..." (link). Muito certo, então há muito crime para apurar no nosso país, dos outros não sei. Se puxarem pela memória, quando figuras publicas morrem no continente ou no estrangeiro a causa não é tabu nem "fere a lei". Quando há óbitos é vulgar se dizer a doença de que padeciam, de Covid-19 então fazem questão de dizer. A outro nível, para a mesma discussão de como no Brasil mostram os criminosos apanhados ao vivo e em Portugal não.

Não creio que seja voyeurismo, esta situação da figura pública e a Covid, é que esses notáveis fazem entender que ninguém está livre e é uma forma pedagógica de, indirectamente, incutir responsabilidade e vigilância nas pessoas para todos os sintomas, dou o exemplo dos jovens na zona velha, aquela gente vai para casa e depois convive com idosos? Podia falar mais sobre isto mas vou me deixar por aqui ...

É preciso também esclarecer as pessoas sobre a verdadeira eficácia das vacinas, é porque ouve-se que pessoas vacinadas faleceram infectadas por duas variantes diferentes, pessoas vacinadas que com as comorbilidades parecem perder eficácia na vacina. Creio que, quanto a vacinas, a larga maioria quer ser vacinada mas agora pergunta pela real eficácia porque já pensam numa terceira dose. Precisamos de incutir maior responsabilidade na população.

Uma última frase, quando a informação é útil oculta-se e quando fere os poderosos foge-se. Vai bonito este jornalismo, o que fica? Noticiar as façanhas criminosas de alguns espertalhões para outros seguirem os passos? Como pirómanos na floresta. Tudo é muito relativo e discutível. Acho que com tantas pressões, o jornalismo local perde discernimento.

Que Deus guarde a alma de um grande senhor que destoa completamente dos políticos da actualidade. Beijinho professor.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 26 de Julho de 2021 10:23
Todos os elementos enviados pelo autor.