Calado promete Metro no Funchal

 

O candidato pela Coligação PSD/CDS, depois de criticar o estado caótico do trânsito no Funchal, prometeu uma rede de METRO entre a Praia Formosa e a Praça do Povo, no Centro do Funchal, com o objetivo de diminuir o número de carros na baixa da capital.

Segundo o estudo de viabilidade técnico financeira, que já foi lido por Rui Barreto, o projeto avaliado em 4.3 milhões de euros, será financiado em 95% pela Comunidade Europeia ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência. Segundo o candidato, os restantes 5%, no valor de 215 milhões, serão resultantes de uma operação SWAP a efetuar pelo Município que será amortecida em 350 anos. Por essa altura e a muito longo prazo como é apanágio deste GR e naturalmente a Equipa de Elite da candidatura, o Funchal estará pejado de "urinóis do manel" para teletransporte.

Segundo o ainda Candidato, trata-se de um projeto arrojado que começará pela “Linha Laranja” que utilizará todo o traçado subterrâneo da Estrada Monumental em túnel, com início na Praia Formosa e com estações no Dubai, Clube Naval do Funchal, Clube Turismo, Savoy Palace, Cais do Funchal e terminará no Teleférico. Existe a curiosidade, ainda não desvendada, do trajecto entre a da estação do Pestana Casino Park e a Rotunda do Infante se designar por Linha Branca, presume-se que seja em honra da Sissi.

O Correio da Madeira descobriu que, dadas as restrições urbanas, o METRO terá apenas uma via com inversão de marcha nas estações terminais. Dadas as preocupações ambientais do candidato, o METRO utilizará o Hidrogénio como combustível e a viagem durará 7.3 minutos entre as estações terminais.

O CM soube pelo arquiteto projetista que o METRO, com capacidade para 420 passageiros, será completamente robotizado e equipado com ar condicionado, bar, WC e fraldário de modo a tornar a viagem o mais agradável possível. O custo dos bilhetes será de 1.5€ para ida e volta, podendo os passageiros optar por um Passe que pode ser recarregado por uma Apêpê de telemóvel, com um custo de 20 euros e um desconto de 50% para estudantes, reformados, sem-abrigo, imigrantes e indivíduos que provem receber subsídios sociais.

A exploração da linha será por concessão através de uma Parceria Público Privada e será alvo de Concurso Público Internacional exigindo-se experiência anterior em transportes aos eventuais interessados. Já há 27 cunhas da JSD-M para liderar a empresa porque todos eles têm equivalência para experiência porque ouvem o "Apita o Comboio" que, como sabem, é cantado pelo Rui Alves (link).

Mais promete o candidato que, caso ganhe as eleições, o Metro será uma realidade já em 2024 e a sua expansão está prevista para 2025, com o projeto da “Linha Vermelha” para as zonas altas do Funchal que utilizará o traçado do Caminho do Comboio, podendo os passageiros optar por descer pelos carros de cesto dos Carreiros do Monte.

Perante a pergunta do jornalista idóneo se acaso o trajecto na Estrada Monumental vai estar em obras todo o futuro mandato, caso Calado ganhe a CMF, perturbando o trânsito do Funchal, este respondeu que esta obra nada tem a ver com a actual gestão camarária, as suas obras têm pedigree e serão fiscalizadas pelo Provedor dos Animais.