Aviso para aqueles que desqualificam a Laurissilva


De nada serve as lamentações dos governos em causa. Link da Notícia

Fica o Aviso e Também as Perguntas - UNESCO

O Aviso:

“Treze delegados do Comité do Património Mundial da Unesco, presidido pela República Popular da China, votaram a favor da desclassificação do porto histórico do noroeste de Inglaterra, emblemático da era industrial, no século XI”

O ra, já são vários os textos publicados no CM, com chamadas de atenção, fotos nas redes sociais da desastrosa gestão do nosso Património Mundial da Unesco - Floresta Milenar Laurissilva. Já foi posta em causa, com preocupações significativas, pelo órgão que responde à Unesco IUCN:

“A IUCN apresentou um relatório, no início do ano (2019), onde baixa a classificação do estado de conservação da Laurissilva, que é património natural da humanidade desde 1999, para “preocupações significativas”, numa escala com quatro níveis: bom; bom, com preocupações; preocupações significativas; e crítico.”

Paulo Oliveira: “Não nos revemos, nem a Comissão Nacional da UNESCO se revê no relatório da IUCN ” no fundo isso pouco interessa porque quem decide na atribuição ou desclassificação é a comissão internacional. 

Todas as pessoas sabem das desastrosas taxas de sobrevivência das plantações feitas pelas secretarias, nomeadamente as da senhora Susana Prada (planta faz reportagem e vai embora), recuperação desta floresta após os incêndios ZERO, e o mais importante é fazer estradas, reservatórios em cima de aquíferos sem estudos Hidrogeológicos, furos (em Santa Cruz) à procura de água, a falácia das lagoas para o Golf etc ...

Faz-me lembrar a reportagem do Alemão sobre o Mercado dos Lavradores agora toda a gente sabia critica e lamenta.

O mais grave nem será a eventual desclassificação, mas sim a falta de água e as grandes intempéries num futuro muito próximo em que esta floresta tanto nos ajuda, não podemos ter memoria curta e pensar que só acontece lá fora, as alterações climáticas estão ai basta ver as evidências, os avisos de cientistas no mundo todo, e nas noticias é sempre com os adjetivos  o “mais” e o “maior” o mais devastador, a maior temperatura o maior incêndio de sempre etc. 

As Perguntas:

Quem será o/a ou os responsáveis? 

Tivemos e temos a obrigação de inverter esta situação. Será primeiramente com a demissão das pessoas à frente das secretarias e institutos? E com a mudança de gestão, organização e replantação correta da Floresta Laurissilva?

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat do Facebook
Quinta-feira, 22 de Julho de 2021 00:42
Todos os elementos enviados pelo autor.