Até já se plantam infestantes em zona de Parque Natural e Laurissilva


Foto 1

N o passado dia 24/06/2021 foi inaugurado o acesso entre a Calheta e o Paul da Serra, gostaria de saber se existe algum projeto de abate/controle de infestantes nomeadamente eucaliptos, carqueja e giesta? E plantação correta de plantas/árvores endémicas?

Esta zona, outrora de Laurissilva, sofreu um grande incêndio a 11/08/2016 e como podemos ver na foto 1 a vermelho e azul, o rápido e preocupante alastrar das infestantes, não existe uma única planta endémica no local, já no coração da Laurissilva, e não será uma faixa corta fogo, um reservatório ou o Helicóptero a resolver a problemática, até porque está em causa o escassear de água num futuro muito próximo.

Foto 2

Com as eleições autárquicas ai à porta, é ver propaganda politica das candidaturas com construções, e bem, de tanques/reservatórios de água para rega, mas se não houver água ... ??? O sr. Presidente da Calheta, Carlos Teles, afirmava que o último quilómetro foi recuperado em empedrado para os turistas verem como eram as estradas no passado. Primeiro onde está o empedrado outrora ali existente? O que vemos é pedra “fresquinha” roubada de uma ribeira.

Foto 3

O turista não vem à Madeira ver estradas mas, e ver em pleno Parque Natural plantas originárias da África do Sul (Coroas de Henrique)? Plantadas aquando da inauguração deste acesso, como as fotos 2 e 3 indicam, estas plantas são consideradas infestantes, podem pesquisar no site do IFCN. como é possível? Arrancam de um lado e plantam noutro? Têm uma teoria para um lado e outra para outro? Andam baralhados. É esta preocupação e proteção da Floresta Milenar Laurissilva? É isto que querem fazer nas Ginjas? Agora capital (São Vicente) dos atentados ambientais, amianto e remédio nas bordas das Levadas e estacionamentos em cima da praia.

Deixem a Laurissilva em paz. Senhora Susana Prada já há muito que espero pela sua carta de demissão e leve também consigo o Mestre em Engenharia Florestal Manuel António.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat do Facebook
Quarta-feira, 21 de Julho de 2021 21:10
Todos os elementos enviados pelo autor.