A verdade é cada vez mais dura de encarar


 

Ontem, sem provas, o Correio da Madeira recebeu uma linha de texto pelo Denúncia Anónima com o seguinte teor:

Grande Presidente Virgílio Pereira faleceu vítima de COVID e a DRS escondeu.

Parecia-nos mais uma informação para dentro da plataforma do que formato para publicar. Hoje, é notícia mais uma morte por Covid-19 na região que narra assim na parte oficial (link):

No dia 25 de Julho temos a informar o falecimento de um doente com covid-19 (80 anos), com comorbilidades associadas, no Hospital Dr. Nélio Mendonça"

O professor Virgílio Pereira nasceu, segundo os dados disponíveis na internet, a 11 de janeiro de 1941 tinha, portanto, 80 anos (link).

Cada um que retire as suas ilações, o que queremos salvaguardar é que a privacidade é um direito mas, as figuras públicas, ainda para mais quando estimadas, merecem a verdade e não a omissão. Vivemos num regime que parece uma ditadura e onde a perfeição é desenhada com propaganda, tudo se torna um "segredo de estado". Quando há um "murro no estômago" da "perfeição", parece "crime" informar, algo lesivo e não natural, acreditamos, ainda para mais com a pessoa em questão, que tudo fizeram e com ele não havia tabus.

Qualquer que seja a verdade por tratamento informativo, o professor Virgílio partiu ... as sentidas condolências à família.

Opinião da plataforma.