A ilha da mentira e da máfia do Atlântico

 

Bom Dia a todos num espaço único que deve ser zelado.

E screvo porque hoje saiu uma notícia que, para muitos, nada significa, é mais "uma" para uma imensidão de gente que caiu na sonolência e no entretenimento que lhe dão, incapaz de ver algum trabalho que brota dos jornais controlados mas que, se fossem integralmente ocupados por jornalistas de craveira, dariam a volta ao cerco informativo comprado pelos DDT. Infelizmente, eles têm poucos jornalistas mas muitos artistas de variedades, que acostumam o consumidor de notícias a ficar viciado aos falsos elogios à sua terra, a viver a vida daqueles que os empobrecem e a consumir entretenimentos e fait-divers. Em linguagem futebolística, temos uma equipa fraca a fazer anti-jogo, única solução para enfrentar um possante adversário de futebol total, que neste caso seria ... a verdade.

O nosso aeroporto foi a obra do século mas, também um esquema desse mesmo século. Foi feito pelo turismo, para as construtoras, para contrair dívidas e para pagá-las com a sua rentabilização. Atenção que não está tão mau quanto muitos casos que vemos de obras inúteis, o aeroporto é indiscutível, o problema é que não rende o que deveria e os anos vão esticando para que ele se torne livre de ónus. Como nós não paramos de fazer dívida, o Aeroporto da Madeira é tipo uma "garantia pessoal" da RAM aos credores ... sem fim. Um rendimento factual, dos poucos da RAM. Nunca algum credor vai permitir que deixe de ser uma garantia e, é assim que temos uma discussão estúpida quando nunca paramos de fazer dívida nos meandros políticos, sobretudo com os selvagens da Assembleia.

O aeroporto foi construído para trazer desenvolvimento ao turismo mas as suas taxas matam a competitividade e, outros destinos, que não são de ouro, vencem-nos com uma perna às costas. A par disto, a um aeroporto de operação já de si complicada junta-se as alterações climáticas que, também ninguém fala, mas que acentuam os dias de inoperacionalidade durante o ano. Este governo, por sua vez, não é garante de uma plano de contingência sério e as companhias são relutantes em apostar. À volta do aeroporto geram-se discussões azedas com culpas a Lisboa, arma de arremesso para contentar um povo desinformado, a par de ser razão de muito tachista com o cargo de técnico especialista que nada vai concretizar nestas condições mas leva o "seu" de cargo político.

O Juntos Pelo Povo é um oásis da política regional, percebeu que a Assembleia Regional é uma arena manietada, onde se dão espectáculos inúteis de verborreia e, através da maioria absoluta real ou coligada, se branqueia a governação em vez de fiscalizar. O Juntos Pelo Povo, aprendeu a usar a sua condição de partido da oposição fiscalizador, investido de alguns poderes em cada deputado, para usar a Justiça para cumprir os seus desígnios. Apesar da constante dilação, os documentos têm chegado com alguma informação, a suficiente para extrapolar a podridão governativa que se adivinhava. Restava saber se a informação era fidedigna quando, em outros encontros com a Justiça, este governo regional não tem qualquer problema em desaparecer com documentos, como no caso da Educação com o professor do Curral.

A novidade de hoje é uma revelação similar à do partido RIR para a política, sabemos que era conivente e jogador a favor do poder mas só agora se denunciou, quiçá por extrema necessidade de Pedro Calado em se mostrar uma candidatura credível. Neste caso da Justiça, do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, depois de usada a extrema demora para que os actos perdessem valor fora do tempo útil, ou seja, permite com a demora que o GR governe a bel-prazer para seus amigos e depois, o ónus recai sobre o GR - todos os contribuintes - pagando indemnizações, de novo proteladas (como o caso da inspecção automóvel) aos lesados, caso se queixem a esta Justiça "Secular". Isto não tem fim e é um mecanismo oleado de favores sub reptícios. Ninguém vê?

O que hoje se noticia é uma aberração, sem mais argumentos, um tribunal abandona a lei e a legalidade para se justificar e fundamentar politicamente. Há uma ninhada de gatos com o rabo de fora para madeirenses domesticados que nada vêem. Lamentavelmente.

Fica o elogio à JPP, partido político que fiscaliza, e o desejo de ver a inserção da publicação do Juntos Pelo Porto Santo que envio. Obrigado pelo espaço cedido ao meu texto.

Um apelo final: seria de todo conveniente à comunicação social do continente começar a seguir blogues e alguns grupos de Facebook da Madeira. Da mesma maneira que precisamos de Tribunais do continente para lavar a cara e trazer a verdade, precisamos da imparcialidade e investigação dos órgãos de comunicação do continente para se conhecer as verdadeiras notícias da Madeira!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 6 de Julho de 2021 09:12
Todos os elementos enviados pelo autor.