2020, o ano mais quente na Madeira

 

C omeço pela citação de fim de peça – “Vitor Prior Considera que as tempestades que ocorreram na Europa Central e Na China são preocupantes e que servem de exemplo para que se prepare com antecedência as épocas das chuvas na Região” 

Ainda vamos ouvir algum iluminado do Governo a desmentir a notícia ou a fazer comentários tipo – E qual é o problema? As “minhas” ribeiras betonadas aguentam ...

Ora todos sabemos (ou quase todos) que as alterações climáticas estão aí, quase todos!! É ver o presidente do GR que num mês muda tudo -  a agricultura biológica é o Futuro para a maior falácia do século, é o secretário da agricultura a manter “reféns” os agricultores à monocultura, e claro a Senhora Susana Prada com as suas falácias continuas. Alguém que pergunte a esta senhora, na Assembleia Regional, como vai reduzir em 66% o consumo de água com o novo sistema de rega do Campo de Golf do Santo da Serra, água esta captada das chuvas?!

Segundo os dados do Sr. Prior, nos últimos 10 anos, a precipitação tem vindo a diminuir consecutivamente. Com um exemplo de “desporto” que consome 2200m3 de água de rega DIÁRIA, ainda querem fazer mais um campo na Ponta do Pargo?? Alguém que pergunte nos últimos 10 anos se existe alguma plantação de sucesso feita nas nossa serras? E digo sucesso pelo menos 80% das plantas sobreviverem, é que nem um exemplo de 10% de sucesso temos.

As pessoas menos atentas olham para as nossas serras e até vêem verde, mas de Acácias e Eucaliptos em que o seu rápido crescimento não permite a biodiversidade e seca tudo à volta, resultado? Menos água e menos retenção dos solos. E aquele corta fogo nas zonas altas de Santo António, das duas uma ou não percebem nada do que estão a fazer ou então estão metidos no negócio, as árvores cortadas que deviam ser posicionadas na perpendicular à encosta, fazendo alguma retenção de solo e aproveitar para plantar corretamente árvores/plantas endémicas, agora crescem a bom ritmo eucaliptos e acácias e, para o ano igual, não se resolve o problema.

Resumindo, ao contrário do que se pensa, não estamos minimamente preparados para intempéries ou secas num futuro mais próximo. Estarei atento às desculpas, de Lisboa não serão certamente.

Reinaldo Oudinot deve andar às voltas no seu caixão.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 27 de Julho de 2021 22:39
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.