Queremos?


O que queremos? O que realmente queremos? Ok, haverá muita gente que dirá que precisa de sustento e tecto assegurados. Ou seja, têm de suprir ainda dificuldades, mas imaginemos que isso estaria razoavelmente resolvido. O que queremos?

Maslow criou uma pirâmide de necessidades, uma hierarquia de necessidades. Vejamos quantos madeirenses conseguem sair da segunda base (segurança) e subir para a terceira – onde está a amizade e a família. E depois, a quarta – autoestima, confiança, conquista? E quantos chegam ao topo? A realização pessoal. Quando falamos da invejidade talvez devêssemos ver isso como pessoas que vivem em impasses na sua hierarquia pessoal de necessidades.

Há muita gente “entalada” com a vida, e que não toleram ver outros a se “desentalar”. Talvez a política também sirva para aligeirar estes impasses, para aliviar tensões. Mas não, a política faz exatamente o oposto, em vez de desentalar, entala ainda mais. E andam muitos de nós completamente entalados com a vida, que não sobra tempo ou espaço mental para superar desafios.

Queremos realmente isto? Há quem assuma que a natureza humana é como se fosse uma força da natureza, imparável como uma aluvião, mas não é. A sociedade é feita pelos homens e mulheres, a sociedade é um produto humano, feito de imaginação e audácia. E não teremos nós a audácia de querer mais? O problema não é não poder, é não querer.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 25 de Junho de 2021 17:20
Todos os elementos enviados autor. Imagem CM.