Perceber os sinais do tempo: variantes de Cirros


Vamos continuar a falar do aspecto do céu para perceber o que se passa lá por cima e que tempo podemos esperar. Na minha publicação anterior (link) expliquei o que eram os Cirros na generalidade mas até pelo aspecto diferente, importa distinguir esta categoria de "céu" nas suas duas variantes, o Cirrocúmulos e o Cirroestratos.

Cirrocúmulos


Estes Cirros, o Cirrocúmulos dá um aspecto do céu com nuvens "encarneiradas", apresentam-se altas, entre os 5 a 11km de altitude e são constituídas por cristais de gelo. Desenvolvem-se num padrão  regular ou organizado por bandas ou filas de pequenos tufos de nuvens. Normalmente são prenúncio de uma tempestade ou de uma frente quente que se aproxima. Digamos que para uma maior certeza significa tempo instável. Os antigos tomariam decisões de prevenção com seus bens e animais.

Cirroestratos

Os Cirroestratos são novamente nuvens compostas por cristais de gelo entre 5 a 11km de altitude, no entanto, apresentam-se com um aspecto indefinido, um imenso véu nebuloso translúcido. Digamos que quem quer ilustrar algo sobrenatural socorre-se sempre deles, o Sol ou a Lua estão indefinidos e não conseguimos perceber desde a perspectiva do solo se é uma neblina ou bruma. Ao contrário desta última, os Cirroestratos podem significar a presença de poluição mas também diferem da neblina que é constituída por gotículas de água. O seu aspecto deve-se ao facto dos seus minúsculos cristais de gelo refractam a luz produzindo os tais halos em torno do Sol ou da Lua. Digamos que só faltam os lobos a uivar ...

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 7 de Junho de 2021 10:32
Todos os elementos enviados pelo autor.