Miradouro da Vila Guida


Esclarecimento ao jornalista assalariado pela campanha do candidato Calado do governo do PSD

A construção habitacional em frente ao Miradouro Vila Guida tem gerado muita polémica, com o aparecimento de comentários e publicações que não correspondem à realidade. Neste caso concreto, mais do que qualquer outra implementação de projeto (seja ele de qualquer natureza), as questões ligadas ao estudo da visibilidade são consideradas de grande importância, uma vez que estamos perante a presença de um miradouro. Estes estudos de visibilidades permitem avaliar os aspetos visuais do território através de simulações de cenários e da visibilidade tridimensional. 

É importante esclarecer que quando menciono o termo VISIBILIDADE faz-se menção à linha de visão entre dois pontos, um observador e um objeto observado. Portanto, a visibilidade é o espaço entre o observador e a paisagem ou a zona de visão física entre o observador e a paisagem ou, ainda, o território que pode ser visto a partir de um ponto ou área determinado. Para estas operações urbanísticas, o que importa garantir são os sistemas de vistas formados pelo conjunto das panorâmicas sobre a paisagem urbana do anfiteatro do Funchal, a partir do ponto mais alto do observador, que se encontra no Miradouro Vila Guida. O jardim, espaço adjacente associado ao miradouro, não é nem nunca foi o espaço que garante o sistema de vistas sobre a paisagem em questão.

Vista desde o jardim inferior do Miradouro Vila Guida

Partindo de uma análise ao local (como é possível ver nas imagens), as operações urbanísticas que decorrem em frente ao Miradouro não obstruem as panorâmicas sobre a paisagem urbana do antiteatro do Funchal. A cobertura da construção não interfere com a leitura das panorâmicas anteriormente referidas, tendo sido salvaguardados os pontos associados a cada ângulo de visão. 

Desta forma, conclui-se que, para estas operações urbanísticas, as visibilidades foram garantidas.

Vista desde o ponto de observação do miradouro, parte superior.

O reles e grosseiro escriba que noticiou a questão miradouro da Vila Guida e o associou a favores políticos do presidente da câmara ao partido da Iniciativa Liberal que embrulhe estas fotos e explicações.  

Pelo que se sabe a câmara impôs ao promotor uma redução do projeto de quatro para dois os pisos. Fiscaliza de perto o cumprimento daquilo que foi licenciado, evitando qualquer desvio ou adulteração das características licenciadas.

Que as fotos e explicações “destruam” de vez a credibilidade pessoal e profissional do jornalista que tentou enganar os munícipes. Até fotos adulterou e omitiu, intencionalmente, informações por forma a caluniar e difamar o atual edil da cidade do Funchal.

Perspectiva Este-Oeste desde o nível do jardim.
O edifício não sobe para além da cota do muro (esquerda) da casa com o teto em ruínas. 

Agora que faça uma “reportagem”, para mandar para Lisboa, do seu candidato calado reportando o criminoso caos financeiro em que deixou a Câmara do Funchal e o grupo de supermercados Sá, e que agora deixa o governo atolado em dívidas, bem pior do que o Alberto João.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat Facebook
Segunda-feira, 21 de Junho de 2021
Todos os elementos enviados autor.