Imprensa de excelência!


O s detratores da qualidade do jornalismo que se faz na Madeira vão ter engolir as críticas abjetas e contundentes que se faz ao jornalismo que se pratica na Madeira. Não é nada de que ninguém já não tenha reparado mas, ultimamente os headlines do site do JM são um exemplo do jornalismo de excelência que se pratica na nossa imprensa regional. 

Segundo um dos mais proeminentes jornalistas, os jornalistas devem se resumir a factos porque tudo o resto é informação manipulada.

Desta vez, o motivo para este pequeno texto é expor um dos “banners” do site JM que se refere à visita do primeiro-ministro António Costa à Madeira onde aparece apenas a palavra “visita”. De uma coisa podemos ter a certeza: não é fake-news! António Costa vem mesmo à Madeira! Deve ser uma falha informática, de um jornal detido pela maior “Software House” da Madeira, na verdade um artigo honesto que se resume a um facto real para que não se acuse que o JM de manipular a informação.

A prova de que o sucesso não se faz sem trabalho árduo e honesto, é que no outro dia o JM anunciava em letras gordas que tinha sido tido mais de 9 milhões de consultas em 2020, o que significa em termos estatísticos que pelo menos um chinês e centro e trinta portugueses leram o JM em 2020.

Claro que nestes números todos, o JM omitiu - sem querer - que a Google e outros robots que percorrem os sítios da internet para indexar os seus motores de pesquisa contribuem para esses números e que, por uma questão de honestidade, os seus domínios (IPs) devem ser retirados da lista de leitores. Mas, se os 9 milhões de leituras são reais porque é que o JM não publica um contador de leituras em cada artigo publicado? Será que a empresa que detém o capital do JM não sabe fazer um contador? Ou será que isso iria expor os números reais?

Nisto tudo a piada é que alguns jornalistas julgam-se os donos da verdade e não se inibem de criticar os males da sociedade mas, quando são desmascarados ou criticados parecem "amelinhas" ofendidas cheias de rococós!

Tenham um bom fim-de-semana e não se esqueçam de que António Costa visita este domingo a Madeira.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 5 de Junho de 2021 08:18
Todos os elementos enviados pelo autor.