Covid-19: nem todos os profissionais são valorizados

 

C irculou um vídeo no Facebook, de um cidadão, que falava abertamente sobre o subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia da doença COVID-19. Nesse vídeo, comentava que isto era tudo um negócio da China, para encher os bolsos de muita gente, e não é que tinha alguma razão!

O "artigo 291.° da Lei n. °75-B/2020, de 31 de Dezembro. Portaria n. °67-A 2021 de 17 de Março, determinou que os profissionais de saúde (SNS) fossem chamados à linha da frente no tratamento da doença."... 'representam igualmente um esforço por parte de outros profissionais de setores de outras áreas para além da saúde, que diariamente desempenham funções em condições de exposição direta e acrescida ao vírus ...". Os profissionais do SESARAM já o receberam, muitos estão caladinhos, também não tinham de anunciar que o receberam nem estou a quer dizer que não o mereciam. Foi mais que merecido!!!! Estão de Parabéns, todos esses profissionais, desde as assistentes operacionais, estas também tiveram um papel de destaque nesta luta.

O que revolta, é que mais uma vez, os profissionais dos lares foram esquecidos e colocados de lado. Na altura que lhes convinha, foram considerados profissionais da "LINHA DA FRENTE", muitos trabalharam 24h sobre 24h, dias e dias sem saírem da instituição, sem poderem ir a casa, abandonando por completo as suas famílias, com o fim prioritário de evitar deslocações a fim de não propagar novas infecções.

Foram esses profissionais que entravam nos quartos, protegidos, a fazer todas as tarefas e mais algumas, desde a higiene dos utentes, alimentação, medicação, entre outras. Todas as áreas são imprescindíveis nos lares, mas foram estes auxiliares de ação direta, que estiveram alí, horas e mais horas, dias após dias e agora, são desvalorizados, ficando mais uma vez, prejudicados. Sem direito ao subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia.

Algo não está bem! Será correto só os profissionais da saúde terem esse direito, ou seja, enfermeiros destas instituições, e as auxiliares, que abdicaram de tudo, para estarem ali, com grande sacrifício e grande receio para agora serem colocadas de parte? Será que foram apenas estes que transportaram o vírus para dentro destas instituições, ou será que profissionais de outra área, que faziam horas em hospitais e noutras instituições, foram potenciais transmissores do vírus?

É o que temos, uma vergonha!!!! Muita coisa fica por dizer, não será conveniente para muitos, pois muitas coisinhas foram escondidas e abafadas nestas instituições. Mais uma vez, descriminação total aos funcionários dos lares da região, sob a tutela da Segurança Social.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 8 de Junho de 2021 16:15
Todos os elementos enviados pelo autor.