Célia 3 - Lino 0


E sta sexta-feira, dia 25, houve balanço autárquico do mandato na Câmara Municipal da Ponta do Sol. Célia Pessegueiro, Lino Pita e Sara Madalena marcaram presença em estúdio para um debate morno e previsível. Mas que mesmo assim deixou a nu as fragilidades do candidato Lino Pita. Uma exibição sem empolgar valeu a Célia Pessegueiro uma vitória tranquila num duelo que se esperava bem mais equilibrado.

Desde o apito inicial que Célia controlou as operações. O primeiro golo foi marcado logo na discussão do primeiro tema: a saúde financeira do município. Célia chutou e Lino foi buscá-la lá dentro. A primeira de três no fundo da baliza. Hoje, ao contrário do que acontecia nos mandatos do PSD, a Ponta do Sol, por um lado, é um município que paga aos seus fornecedores a tempo e horas e, por outro, é um município que nunca teve uma dívida tão baixa. Os empresários do concelho estão satisfeitos. Têm sempre liquidez e a riqueza é distribuída por todos. Não existem "clientelas". E as contas estão mais certinhas do que nunca. O que contra argumentou Lino Pita? Nem se fez à bola. Limitou-se a vê-la entrar e a ir buscá-la lá dentro.

O jogo decorria a um ritmo baixo. A expectativa de que Sara Madalena agitasse as águas era muita e quando tudo parecia apontar nesse sentido foi Lino Pita a introduzir a bola na sua própria baliza. Um auto-golo. Um verdadeiro frango na gíria futebolística. Mérito para Sara Madalena que forçou o erro do adversário e depois Célia Pessegueiro só teve de encostar. Lino Pita atrapalha-se com a bola nas mãos e deixa-a deslizar para lá da linha de golo. Estava feito o segundo na Antena 1. Sara Madalena foi peremptória: só não votou nas propostas do PSD como fez nas do PS porque o PSD nunca apresentou nenhuma proposta. E Célia rematou que Lino Pita, vereador eleito, faltava mais do que aparecia nas reuniões de Câmara. Lino gaguejou. Era a segunda bola que ia buscar lá dentro.

Então um vereador eleito que não tem disponibilidade para exercer as responsabilidades para as quais foi eleito (e que o povo lhe confiou) quer ter um pelouro? Mas alguém vota em baldas? Ou o Eng. Lino só aparece se ganhar?

O 3-0 de Célia surgiria perto do final. Lino tentou invocar que Célia não tinha politica social. E depois ouviu um rol de apoios sociais que o deixou perplexo. O próprio voltou a engolir em seco sem capacidade de esboçar nenhuma reação. Quem quer ser vice-presidente de Câmara tem de fazer o trabalho de casa e preparar-se minimamente para os debates.

Não há frutos sem trabalho. Quem os teve sem trabalhar está muito mal habituado. E o potencial era muito para quem até nasceu no dia do trabalhador. O menino tinha tudo falta-lhe apenas a vocação para trabalhar.

Assim não dá pica. Espero que os próximos jogos sejam levados a sério. O espectador merece. A ver se o Arquiteto substitui rapidamente o seu companheiro de jogo para o duelo ser bem mais entretido.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 26 de Junho de 2021 01:43
Todos os elementos enviados autor.

Se a Bélgica jogava assim ...