A ganância mata


Meramente ilustrativo

B om dia , vi a vossa publicação, os meus parabéns pelo trabalho que desenvolvem. Quero contar uma situação que aconteceu no meu prédio e que diz bem como a opinião vence a propaganda. Moro num bloco de apartamentos de famílias, o A, o B e o C, para aquilo que se constrói na Madeira é acima do tamanho médio. Acho que ninguém vive só. Casais novos com filhos, casais sem filhos com os país mas a maioria é de famílias ainda com avós que cuidam dos netos enquanto os pais vão trabalhar. Há um considerável número de gente idosa que depende dos filhos. É um bom núcleo populacional, diria que tradicional.

Como sabem, o telemóvel é a panaceia que tudo resolve nos dias de hoje, comunica. distrai, ouve-se música, documenta-se com fotos e anda-se nas redes sociais com os chamados smarts mas, ainda há aqueles telefones que muitos de nós acham pré-históricos à venda, para os idosos não deixarem de ter telefone para a sua vida. Não são smart para comunicar por chats mas fazem chamadas. A outra função do telemóvel é dar segurança, anda na algibeira para que no caso de acontecer algo de errado, uma doença súbita, um azar ou acidente, ter como se desenrascar se estiver sozinho. Sobretudo com os idosos.

Há coisa de mês e meio, um idoso sentiu-se mal quando a família tinha ido trabalhar e, por faltar a ida ao pão, a vizinhança avisou a família. Deram com ele no chão, felizmente está bem. Quando retornou à lucidez disse que tentou chamar mas não conseguiu. Como o telefone tinha sido carregado para estar apto a socorrer foi estranho e pensaram que era "aselhice" do homem. Quando foram averiguar, afinal a operadora tinha comido todo o saldo nas cobranças abusivas, o que fazem àqueles que não telefonam de X em X tempo. A triste realidade é esta, a família faz as chamadas para o idoso ficar com o saldo, todos nos sabemos o truque de dá um toque que ligo de volta. A operadora ganha sempre, a chamada da família conta pelo idoso. Roubar e cortar é uma safadeza e pode ser crime! Deveria ser! E também todos sabemos que a solidão existe nos idosos que vão vendo os amigos a "partir" e a família não pode deixar de trabalhar. Sim, a malta não é vadia ... os que têm trabalho ...

A palavra correu. Para colocar um ponto final no caso, o prédio que soube o que se havia passado e serviu de exemplo para todos os outros idosos, começou-se a uniformizar a solução, ela foi encontrada noutra operadora que não rouba por não fazer chamadas. O plano passou palavra a todos os idosos que depois contagiou as famílias através de uma reunião de condomínio que teve presença de um comercial da operadora, em horário pós laboral. E com tamanho maná nos dias de hoje, houve lugar a um tarifário especial para A, B e C. Um win-win comunitário, vi finalmente todos com um denominador comum.

Agora continuamos a ligar a TV e vemos uma propaganda espectacular da operadora gananciosa, associada à selecção mas, aquilo não significa nada com a experiência pela qual passamos e, algo me diz que se houver mais um operador nas TVs por cabo ...

Passando isto para a política, onde vemos ganância e exageros na linguagem, acontece o mesmo, o que importa é o que as pessoas vivem, não a propaganda. Cada vez mais temos uns gestores desumanos e gananciosos que pensam ser mais espertos do que o consumidor. Tal como acontece com políticos e eleitores. Suspeito que seríamos melhores governantes para os nossos idosos a lhes dar o que precisam ... na assistência, na Saúde, na comunicação, afinal a população envelhece mas anda tudo cada vez mais desumano.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 25 de Junho de 2021 10:25
Todos os elementos enviados autor. Imagem CM.