O Bom, o Bom e o Bom


O Bom: João Paulo Marques

H oje os jornais que ainda se publicam na Madeira não trazem nada que preste, não fosse a crónica de João Paulo Marques que li atentamente, comodamente sentado na sanita, nem valeu a pena folhear.

O ilustre João Paulo Marques, um dos melhores cronistas da atualidade do Diário - a par de Bruno Melim e de Miguel Sousa - escreveu uma das suas melhores verborreias de sempre. Como ninguém consegue ler as suas crónicas até ao fim aproveito para promove-lo no Correio da Madeira que segundo me dizem tem mais leitores que os dois matutinos juntos que por cá se publicam.

Com um título surpreendente, de que ninguém estava à espera, a crónica de hoje é um hino à literatura portuguesa, num tema acutilante para os madeirenses sobre a vitória de Isabel Ayuso nas eleições de Madrid. Será que estão a faltar ideias ao JPM? Por cá tudo sereno e perfeito, não é verdade?

Pelo devido respeito a João Paulo Marques, dei-me ao trabalho de contar as palavras do Dicionário da Língua Portuguesa e descobri que, se o cronista combinar todas palavras do dicionário, poderá escrever semanalmente mais de 11 milhões de títulos diferentes durante mais de 200 mil anos! Haja telemóvel, bateria e tempo para o fazer!

O outro Bom: O PSD

O outro Bom, do artigo de hoje de João Paulo Marques, é para criticar diretamente Rui Rio do PSD e o Chicão do CDS pela inépcia, apelando a uma Direita coerente sem a igualdade do género. Poucos se aperceberam, mas é fofo João Paulo Marques chamar Chicão a Francisco Rodrigues dos Santos, revela pela intimidade utilizada que ele e Francisco Rodrigues dos Santos, devem ter andado juntos na catequese. 

Mas se criticar alguém de outro partido é normal em política, criticar o próprio presidente do seu partido não é prática corrente num partido hegemónico como o PSD e, por isso, já estamos a imaginar os nomes feios que o JPM vai chamar a Miguel Albuquerque quando este se estatelar da cadeira do poder. Ser preterido da lista de deputados foi uma valorização marcante.

O último Bom: Miguel Sousa

E, o Mais Melhor Bom vai para Miguel Sousa que é reconhecidamente muito mais inteligente que João Paulo Marques. No outro dia, escreveu mais uma das suas contundentes crónicas com recados para o interior do seu Partido mas que, pelos vistos, passou despercebida aos militantes do PSD-Madeira.

Miguel Sousa, depois de em tempos chamar alhos e bugalhos a Miguel Albuquerque agora idolatra-o como o maior líder de sempre do PSD-Madeira e acusa Alberto João Jardim de, na sua altura, dividir o PSD para reinar. Ainda estou a digerir isto, porque pode haver ali segundas intenções nas entrelinhas que, alguém com dificuldades cognitivas como eu, demora a perceber.

E para terminar um desafio ao Diário, era bom colocar um contador de leituras nos rodapés das crónicas para que se saiba quais as mais lidas. O lado Bom desta ideia é ver o número de cliques do Diário aumentar com a JSD a clicar em massa nos artigos de Bruno Melim. Como aquelas surpresas nas contagens das sondagens online, aquilo dá-lhe uns "de repentes" às vezes. 

Um bom sábado e um abraço a todos os Sociais-Democratas livres.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 8 de Maio de 2021 09:44
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.