O aumento do cais da Pontinha


H oje li um artigo de opinião (Ampliação do molhe da Pontinha) que subscrevo na integra. Já existem Dois partidos a apoiarem a obra, antes do anúncio devia-se fazer um estudo a ver a fiabilidade da obra, ora vejamos em termos de segurança, 3 ribeiras que desaguam naquela baía, a quantidade de detritos que vêm parar ao mar após cada chuvada (muito pela falta de árvores na serra e “roubo” de pedra das ribeiras). Há poucos dias vi fotos da foz de duas ribeiras, João Gomes e Santa Luzia, quase completamente assoreadas (foto 1 e 2). Ainda este ano decorreu uma limpeza desses mesmos inertes. Aumentar o cais da Pontinha não aumentará o problema? Os detritos ficarão com maior dificuldade em sair mar adentro? O custo do desassoreamento não será elevadíssimo se a obra for em frente? E no caso de um 20 de Fevereiro?  Os governantes já pensaram na ideia de operacionalizar o cais do caniçal para receber pequenos paquetes? Com preços atrativos, a vila é bonita, está “perto” do Norte, descentralizava um pouco do Funchal e a economia fluía, é só uma ideia.

A pretensão de converter a ilha ao turismo de massas é completamente errada. O turismo tem de ser de qualidade o ano todo, um dos grandes problemas é que quem está no poder nunca quer ouvir quem trabalha na área e só vê números, exemplos, basta ver quando estavam 2 ou 3 paquetes acostados com seus passageiros a visitar o mercado dos Lavradores, o cabo Girão, o Pico Areeiro, a Eira do Serrado, etc, ficam literalmente apinhados de gente porque os operadores turísticos não podem ir para mais “longe” devido ao horário de retorno ao navio por parte dos turistas. Para a economia, o que é que isto significa? Algumas excursões, alguns souvenirs, alguns regressam depois da visita na cidade, a meu ver o custo/benefício, para além da segurança da obra para a cidade do Funchal, não se justifica o risco. Que não seja por teimosia pelo cais 8 não funcionar.

O turismo da Madeira é um turismo de natureza já repararam que 14 dos 30 PR (Pequena Rota, erradamente traduzido Percurso Recomendado) estão ENCERRADOS?


Enviado por chat Facebook
Segunda-feira, 3 de Maio de 2021 14:53
Todos os elementos enviados pelo autor.