Insultar a verdade por medo dela


Q ueria vos dar os parabéns, à plataforma do CM, porque sem dúvida, a união de todos num site, com aquilo que cada um sabe através da opinião, acaba por colocar todos a par da realidade regional e a dar que pensar. Não é notícia mas, conhecer a mecânica e a dialéctica das coisas que nos leva a reflectir e a detectar verdades que as notícias não nos dão.

As notícias por vezes andam a dourar a pílula, entra um pai drogado para roubar um bebé no hospital e para dizê-lo andam com pinças. Quando alguém se suicida também dão uma grande volta porque Povo Superior não o faz, nem temos um governo que provoque as situações ou que acompanhe as depressões na Saúde ou acuda às dificuldades financeiras que cria. Eles têm lá a sua vida sempre a lixar a malta. E por aí adiante, estes dois exemplo são perfeitos para elucidar.

Link da Publicação

Há dias fui dos que leu a situação do homem que desapareceu no mar em frente à Atalaia (link da publicação) e, enquanto todos davam a notícia sem espinhas ou sentido critico para informar, alguém disse a verdade (link da publicação). Mais tarde passei os olhos nos comentários do Facebook, no Ocorrências CM e já havia insultos, de que os madeirenses nunca estavam satisfeitos com os meios e que eram uns más línguas. O normal de alguém que quer defender o poder, a todo custo, porque depende dele. Conhece-se logo porque partem para o insulto e o rebaixamento.

Hoje, à boa maneira do nosso jornalismo, a realidade contida naquele texto vem em separado (do caso da Atalaia) no JM que, apesar não relacionar as coisas para não deixar mal a protecção civil local, nas buscas e salvamentos, acaba por confirmar aquilo que vem sucedendo há já longas semanas que perfazem meses. Não temos um verdadeiro helicóptero para buscas e salvamento e aquele que chegou é um "minorcas" que resulta para algumas coisas mas não para estas tarefas. Nada há de errado com o que chegou, o problema é não ter o outro da Força Aérea que durante muito tempo tivemos.

Um helicóptero "pesado" de busca e salvamento é necessário na Madeira para casos com distancias mais longas e situações mais exigentes. O caso do homem desaparecimento no mar da Atalaia foi um deles mas também a cobertura rápida de auxílio a pessoas nas nossas outras ilhas, há dias foi um heli espanhol acudir nas Selvagens. Quer-se reactivar os cruzeiros mas, depois de convidarem alguém da CLIA a dizer bem do nosso horroroso porto, pejado de problemas, sabe-se e eles também,as  autoridades regionais e as companhias de cruzeiros que, nesta zona, ocorrendo algo de errado a bordo não há auxílio aéreo adequado. Serão os espanhóis? Então é por mais esta que nos levam a melhor.

Numa terra com manias de superioridade, os erros e isolamentos passam em surdina, este é um deles, os Açores têm heli pesado, o continente naturalmente tem a sua cobertura, basta ver a quantidade de notícias do tipo da Atalaia nas notícias que envolvem sempre este meio como principal suporte das buscas e salvamento mas, a Madeira não!

Precisamos urgentemente de uma outra era com gente que não ande a tratar da sua vida e a mentir aos madeirenses descaradamente e de um jornalismo com capacidade critica porque, apesar de Jorge Carvalho dizer que os auxílios financeiros à comunicação social não pedem um retorno de "sauvidade" nas notícias, é completamente real que se pratica a ausência critica para não apoquentar o GR e este persegue jornalistas quando não gosta. Este é um caso, o do desaparecido no mar da Atalaia, que foi dado em separado e não relacionado.

Agora quando ver insultos ao CM, sou levado a pensar que acertaram no osso. O "problema" está que as opiniões e conhecimentos de todos ferem alguns "instalados" num site. Parabéns também a todos aqueles que escrevem. Um abraço de quem lê mas já lhe apetece escrever, devo saber de algumas que vocês não sabem ...

O CM afinal provoca notícias.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 29 de Maio de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor