ERC de olho no financiamento da Whiskas Saquetas ao CM

 

D epois de se saber que o JM e o Diário são financiados pelos mesmos grupos económicos, a ERC –Autoridade Reguladora para a Comunicação Social levantou algumas dúvidas pelo facto do Correio da Madeira passar a ser financiado exclusivamente pela Whiskas Saquetas.

A ERC considera que o financiamento do Correio da Madeira pela Whiskas Saquetas viola o estipulado na Lei n.º 23/2018, de 05 de junho  e, consequentemente, a Lei n.º 19/2012, de 8 de maio porque pode colocar em causa a livre concorrência e a pluralidade da imprensa pelo que declarou que vai estar atenta no sentido de não permitir abusos.

Segundo a ERC o facto da Whiskas Saquetas financiar em 100% o Correio da Madeira pode causar desequilíbrio na democracia impedindo, por exemplo, aos gatos de optarem pela alimentação Vegan  ou pelo tofu como alternativa.

A “Friskies” e a “VITACat” já denunciaram o facto e ameaçam impugnar a OPA da Whiskas Saquetas sobre o Capital Social do Correio da Madeira. Segundo os advogados das referidas empresas, corre-se o risco de surgirem notícias e sondagens manipuladas que levem os consumidores a preferirem a Whiskas Saquetas e não permitirá frases como “70% dos gatos adoram Whiskas Saquetas” ou ainda “A Madeira necessita de estabilidade com Whiskas Saquetas”, “Whiskas Saquetas sempre à frente”, ou “Whiskas Saquetas são de confiança!”, ou ainda “Unidos pela Whiskas Saquetas!”

A “Gourmet Gold” e a “Purina”, alimentos para gatos queques conotados com a extrema-direita e com os liberais já disseram que vão fazer acordos para a sobremesa de Whiskas Saquetas, de modo a evitar o consumo desmoderado de marcas rascas dos supermercados foleiros, que são de gente do povo rasca e sem nível.

Os monárquicos da “Royal Canin”, mais preocupados com o Meio Ambiente, já afirmaram que ao contrário dos outros, o seu produto não tem asteróides nem hormonas, pelo que pode ser consumido sem perigo. Garante que é feito a partir de sardinhas e não de douradas de aviário.

O Correio da Madeira informa que na compra de seis Whiskas Saquetas oferece uma assinatura anual completamente gratuita aos seus leitores, promoção que é limitada a apenas a leitores madeirenses que demonstrem possuir gatos inteligentes. Ficam excluídos desta promoção os candidatos que tenham como animais de estimação cães de fila, papagaios, cabras e cobras.