Na retoma do turismo fizeram o TPC?


Claramente não, gastaram em publicidade e prémios e pouco mais …

T emos o nosso mar com cada vez menos qualidade, Bandeiras azuis compradas Sr. Eduardo Jesus? ETARs que nunca funcionaram corretamente. As estradas regionais muitas em péssimo estado, é para o turista só andar nas vias rápidas e dizer que “viu” a Madeira em dois dias?

Lendo um dos últimos posts do CM, aquele que é o “estandarte” do turismo e não só, o Mercado dos Lavradores, quem tem a tutela daquele espaço e quem gere? Tem de haver um nome/pessoa, eu pergunto e faço umas observações (a ver se são úteis) qual é o valor anual a nível de manutenção daquele espaço? Luz, água, limpeza, segurança, etc, as rendas estão adequadas? Com os valores de venda de produtos que ali se pratica gostaria de saber! Se é isso o problema então baixe-se as rendas com o propósito de baixar o valor das coisas e apenas vender produtos locais e se for preciso dêem formação aos vendedores, façam vistorias periódicas e voltar a ter à sexta e sábado bancas em redor do mercado (com pequena renda) proporcionando os agricultores a venda direta ao publico, era um 23 de dezembro todos os fim de semanas mas, só a parte das comidas. Se calhar o Sr. Humberto não concorda porque não passa nas cooperativas.

E as lojas de souvenirs ainda vendem boomerangs a dizer Madeira e barretes de orelhas com tranças, chocolates da Madeira, sem falar de garrafas de poncha já feitas? Tudo feito “fora” e vendido cá. 

E as caminhadas? Quase metade dos PR estão fechados, alguns já começam a ficar transitáveis, mas sabem o que isto significa é como aquela estrada icónica para o turista, Encumeada - Bica da Cana, está “aberta” mas passe por sua conta e risco, em caso de acidente o seguro já não cobre nos percursos “transitáveis”. Sabia disto sr. Eduardo Jesus?

E aquele novo troço da Palha Carga - 25 fontes, Sra Prada quando você diz que é para descongestionar aquela rota, cito “um turista deixa o carro no Rabaçal vai até as 25 fontes e já não tem de voltar para trás acaba no Fanal" E o carro quem vai buscar ao Rabaçal? E as empresas de caminhadas não incluirão este troço devido ao turista “tipo” que não tem condição física, nem material adequado e o ex-libris daquele passeio é fazer o túnel de 800m e acabar no lado da Calheta.

Pegando neste tema/negócio das excursões e caminhadas, sua segurança e qualidade, ora quando um turista chega à receção dum hotel e quer fazer uma caminhada/excursão paga X e em muitos casos o rececionista fica com 50% de comissão (ilegal, nem recibo passam), o que leva as empresas a contratar pessoas sem formação e a encherem autocarros para fazerem caminhadas, onde está a segurança e qualidade disto? Ainda me lembro de quando os guias oficiais fizeram uma queixa ao Turismo e a resposta foi “ não há problema com os guias “Piratas” porque só recebemos 2 reclamações no Turismo”. Se tivéssemos pessoas competentes nesta secretaria, saberiam ir ao Tripadvisor e ver as classificações, acreditem, fui ver e em algumas empresas vi dezenas de “horríveis”… até os nómadas digitais já têm grupos whattsapp de caminhadas, a ultima que vi foi paga a 35€ com direito a meio LSD tá bonito!!

Falando dos Nómadas Digitais, à primeira vista até pareceu boa ideia, depois comecei a ouvir comentários que estes recebem ajudas do turismo para alojamento e comida, ora “pagar” a um turista para vir para a Madeira trabalhar para uma empresa de fora tem lógica? E já com ordenado, Conheci um destes nómadas e confirmo, e se ainda estão com duvidas vejam a entrevista do Sr. Lopes da Fonseca sobre o assunto, “estão em lista de espera mais de 3000 nómadas digitais para vir para a Madeira”, temos voos e sítios para ficarem e estão à espera de subsídios Sr. Calado?

Se houver qualidade e autenticidade o Turista repete e aconselha, todos ganham, viva a Madeiqa …

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 31 de Maio de 2021 20:40
Todos os elementos enviados pelo autor.