A Estrada das Ginjas deve chamar-se "Moraes Cabral"

 

B om dia, houve um texto vosso (link) que me irritou e que fique claro que não sou ambientalista, tachista, revolucionário, pró ou contra na contenda política, sou madeirense despido de interesses em favor da Laurissilva.

O "estudioso" que surgiu ontem a apoiar o GR na pavimentação da Estrada das Ginjas, é Presidente da Comissão Nacional da UNESCO,  licenciado em Ciências Políticas e Diplomáticas, tem todo o direito de emitir opinião e dessa forma dizer asneiras, depois assume a responsabilidade. Cabe-nos saber gozar com este deslize, gratuito e infundado consequência de arrastar a asa de alguns que querem a obra à força, até para não perder a face. Este deslize deve ser aproveitado para que os seus superiores hierárquicos o "promovam" ao estilo da Madeira, com uma prateleira dourada.

Quando todas as ONG ambientalistas deram parecer negativo à estrada das Ginjas, a senhora secretária do ambiente, em tom jocoso, perguntou se alguma vez tinham estado no local. De imediato, Miguel Albuquerque deu todo o ar de lá ter estado com o seu "degelo", de facto é perigoso andar com uma "snowmobile" no gelo, para quem não saiba, mas Albuquerque não estava na Lapónia, na Antártida, na Sibéria, enfim. Com o aparecimento deste novo berlinde chamado Moraes Cabral, em parangona de jornal a elogiar a obra, muitos madeirenses ficaram incrédulos e acabaram por ler um texto que à parte do cargo, vê-se ser um elemento não cotado para emitir parecer vinculativo à problemática das Ginjas. tem formação para ser mais um jeitoso que progride na vida entre pingos da chuva, contentando todos ... diplomaticamente. E para acabar a sua festa e a sua opinião, deveria ser convidado a um debate para expor a sua versão dos factos, sujeito depois à participação da ONG ambientalistas e de todos os madeirenses que não embarcam em mais uma manobra para produzir obras para Avelinos, Jaimes e afins, com os respectivos mandaretes eleitos.

Sou obrigado a pensar, lendo à letra como Miguel Albuquerque, que o Ciências Políticas e Diplomáticas se calhar pensa que há ginjeiras nas Ginjas e não Laurissilva. Lamentavelmente tenho os meus preconceitos e quando ouço diplomatas cheira-me a jogador de rins, é que eu e muitos não queremos mesmo a estrada, é um precedente como tantos outros que vão corroendo a beleza da Madeira, é um Savoy na Laurissilva. Os estrangeiros não vêm para a Madeira ver o Savoy mas a Laurissilva, a pé! Este é mais um incremento do turismo de massas que não nos interessa para encher o Savoy. O erro continua a produzir desastre.

Se não houver mais remédio senão engolir novo atentado, pela razão da força, julgo pertinente que na inauguração da estrada esteja o senhor Avelino Farinha (Presidente do GR), na presença do homenageado Moraes Cabral, com a ostentação do seu nome em placas na Estrada, nas duas pontas e em vários locais, no Parque de Merendas Moraes Cabral, Centro Interpretativo Moraes Cabral, Parque de Estacionamento Moraes Cabral, no WC Moraes Cabral, até uma "zebra" pintada no chão, para os animais passarem em cima, em lettring paralelepipédico, em todos eles inscrito Moraes Cabral. Tenham o cuidado de convidar pessoas da Unesco/ Nações Unidas a vir à Portugal ... Madeira, ver o impressionante feito do seu colega.

Jair Bolsonaro queima Amazónia como ninguém mas diz-se defensor da floresta e até estabelece prazos para acabar com o desastre ambiental ... para daqui a uma década ou mais, quando estiver arrasado. O seu ADN é dilatório, continuando a destruir mas falando de futuro quando já não existir, é de queimar e destruir agora, por falta de formação e conhecimento das alternativas e aplicação no combate às alterações climáticas. Porque é uma besta! Ele mata a floresta como mata brasileiros com Covid. Por inacção e participação dissimulada, a sua opinião prevalece pela força do cargo e de todo tipo de manipulações, acredito que muitos aguardam eleições para despachá-lo, se a democracia funcionar como nos EUA e despachou Donald Trump. Na Madeira temos o mesmo tipo de pessoas e aguardamos que o dinheiro sujo que corre, subtraído da Europa, não compre gente suficiente para poder mandá-los embora.

Como madeirense, sei que esta opinião de Moraes Cabral é uma aberração e tenho a certeza que não andou mais do que eu na Laurissilva. A Susana Prada vai insinuar que nunca viu a Laurissilva? Claro que agora não! Acho que as pessoas devem emitir opinião e não andarem impávidas a ler o que os outros manifestam, já basta de comodismo!

Finalizo, lembrando um amigo, diz ele que curou-se de uma depressão não se preocupando mas sim atiçando os outros a fazer ainda pior naquilo que lhe mexia com os miolos. Diz que quando alguns do poder teimam e não lutamos com armas iguais, deve-se ampliar o desastre para que a situação se extreme e se resolva caindo de podre. Ele resolveu a depressão mas o problema é que quase o davam por louco, porque ria-se muito com as asneiras que aconteciam. Ele é uma pessoa normal mas a loucura do mundo não sabe discernir o humor negro com a realidade. Eu não sou assim, Estrada das Ginjas NÃO! É mau, é um precedente, não traz nada à economia de São Vicente (vão parar ainda menos), não abona ao destino Madeira, é uma crueldade termos este valor mundial que nos põe no mapa e andarmos a atentar!

Imagino que o Partido Socialista da Madeira, sendo o Moraes Cabral um "sampaísta" vai se manter calado, como no "atentado" contra o professor do Curral, nas imensas manobras com obras, etc. Em todos os momentos que deveria marcar posição.

Nota: pelo perfil de Moraes Cabral, deve conhecer muito bem os melhores hotéis do mundo, deve ter uma suite presidencial no Savoy à sua espera.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 20 de Maio de 2021 08:53
Todos os elementos enviados pelo autor.