A Agricultura Biológica


T enho visto o Presidente do Governo Regional e o secretário da agricultura afirmarem por diversas vezes que a agricultura biológica é o futuro, mas a curto, médio ou longo prazo?

Então comecemos pela base onde estão os cursos grátis do biológico? À semelhança do convencional que são grátis, com transporte para a escola Agrícola de São Vicente. Na Universidade da Madeira existem cursos técnicos de agricultura biológica, formadores não faltam. É preciso “desmistificar” este tipo de produção.

A secretaria da agricultura tem um programa de apoio ao agricultor (imagem 2), sim para o biológico as ajudas são um pouco melhores, mas, o produtor tem de pagar a uma empresa privada para fazer a certificação do biológico, juntando à burocracia, as ajudas são ela por ela. Porquê aquando das visitas dos técnicos às explorações, estes já não fazem essa mesma certificação poupando ao produtor essa despesa? E porquê as candidaturas a estes apoios têm data limite de 30 de Abril? A agricultura é todo o ano.

E aquela meia-verdade do senhor secretário regional da agricultura “os apoios aos agricultores acabam a 2025”, sim acabam mas só para o convencional para o biológico continua, então comece-se a fazer a transição e não se esqueça, quem tem mais trabalho é quem tem de ter o melhor lucro, não os intermediários e grandes superfícies.

Ainda existem autarquias que usam herbicidas para “limpar” as ervas daninhas dos caminhos, veredas e levadas, onde contaminam a água de rega, matam as abelhas que são insectos essenciais à polinização de frutos, flores e hortaliças, para além da economia do mel que fica afetada. Já estamos no ano 2021, existem produtos e técnicas amigas do ambiente, é o ecossistema e a saúde publica que está em causa.

e as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana

Albert Einstein

Nós somos o que comemos …

Imagem 2: 


Enviado por chat do Facebook
Segunda-feira, 10 de Maio de 2021 20:58
Todos os elementos enviados pelo autor.