Testagem massiva vs diminuição da Covid-19

 

S obre a retórica da testagem massiva e da diminuição da transmissão do covid-19 no arquipélago da Madeira, temos visto, aliás, continuamos a ver e ouvir nos órgãos de comunicação social local, que se está a aumentar a testagem à população, bem como que os casos positivos estão a diminuir, o que leva a acreditar que tudo não passa de mera retórica e nada mais do que isso.

Tenho conhecimento de um caso recente, em que um dos cônjuges do casal depois de ter conhecimento de que havia estado em contacto laboral com um colega infectado, contactou com a linha SNS24 e, feito o teste, o resultado foi positivo, tendo revelado as identidades e contactos das pessoas com quem conviveu antes da testagem.

Após a ocorrência todos foram contactados para fazer os respectivos testes; todos menos o cônjuge do positivo, que, por sua iniciativa, contactou com o SNS24 para saber o motivo de não ter sido notificado para fazer o teste. A resposta foi que se mantivesse em quarentena juntamente com o cônjuge positivo e, uma vez que já estava na reforma e não apresentava sintomas, não era necessário fazer qualquer teste.

Acontece que, mesmo assintomático, nunca virá a ter conhecimento se está ou não positivo, nem constará nas estatísticas dos infectados. E assim vão as nossas estatísticas e testagem massiva.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 23 de Abril de 2021 16:56
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.