Sondagem Barométrica!


H oje, logo pela manhã, os jornalistas invejosos do Correio da Madeira estavam a comer umas francesinhas no Café do Teatro quando o telefone tocou. Era o asqueroso do Chefe de Redação a informar que o CM - para não ficar atrás do JM - tinha decidido fazer uma sondagem barométrica aos membros do Governo Regional que ainda falam em público.

Como o Correio da Madeira não é subsidiado por dinheiros públicos, o Chefe de Redação pediu aos jornalistas que usassem os seus telefones pessoais para fazer a sondagem porque assim fica mais barato e que se a sondagem corresse bem mandava a conta para o Governo pagar.

Ainda com o molho da francesinha a escorrer pela boca, os jornalistas montaram na trotineta elétrica e, como não tinham saldo nos telemóveis, foram à procura de uma cabina telefónica. Cinco horas depois encontraram uma cabine nos Piornais que a ALTICE tinha-se esquecido de desmantelar. Entraram todos com a trotineta na cabine telefónica e como são uns reconhecidos Hackers, a moeda de 50 cêntimos amarrada a uma cordinha ia dar para toda a sondagem.

Para que a sondagem não fosse alvo de suspeitas de manipulação, os jornalistas idóneos escolheram aleatoriamente recorrendo ao jogo “Pedra, Papel, Tesoura”, uma meia dúzia de políticos e outros tantos países de África.

A primeira chamada foi para a Etiópia e a preferência do barómetro em mais de 99% dos etíopes entrevistados foi para o “Urso Fozzie” por ser o mais querido e o mais gordinho. Quando os jornalistas informaram que o “Urso Fozzie” tinha contratado uma nutricionista e que agora comia apenas quinoa, nozes e sementes de linhaça, os etíopes desligaram o telefone por se sentirem enganados.

O País que seguia na lista era a Eritreia, conhecido por ser o País da África com a maior dívida per capita e quando questionados sobre qual o melhor o político, os eritreus elegeram por 87% a “Miss Piggy “por ser a única que consegue esconder dívidas e os documentos sem a Judiciária se aperceber.

A chamada seguinte da sondagem era para a Libéria, que é conhecida por ser o País com menor índice de escolaridade, e quando perguntaram aos liberianos qual o político da lista que teria maior sucesso, 92% responderam que era o “Sam a Águia” pela simpatia e por ter obrigado os esconjurados dos professores a serem vacinados com a AstraZeneca.

E o País que se seguia na lista era a África do Sul, considerado o País com maior crescimento na Construção Civil. Depois de 3 horas de perguntas a 3 Sul-africanos, a preferência para o melhor político foi de 340% para o “Gonzo e a sua Galinha”, por serem os que melhor incentivam o crescimento do betão.

Depois de desligar, e sempre aleatoriamente, os jornalistas ligaram finalmente para a Somália, conhecido como o País mais corrupto do mundo. A maioria dos inquiridos queria comprar a sondagem mas depois de algumas explicações dos jornalistas lá votaram no “Animal”, conhecido pela sua irascibilidade, com 132% das preferências dos indagados. Quando questionados pelo facto do Animal andar com coleira eletrónica e estar a ser investigado pela justiça portuguesa por corrupção, a preferência dos somalis subiu para 450% e suplicaram que os jornalistas enviassem o “Animal” para a Somália para ser presidente deles.

Os jornalistas deram por terminada da sondagem barométrica e foram a correr comprar uma viagem só de ida para o “Animal” ir de vez para a Somália.