Pedro Castanha é Candidato Independente ao Funchal


P edro Castanha é a grande surpresa para as eleições autárquicas de 2021. Pedro Castanha, 48 anos, casado e operador de máquinas de escavação no Grupo AFA, é o primeiro candidato independente a anunciar que vai concorrer à maior Autarquia da Madeira.

O anúncio da candidatura foi feito esta manhã na sala de condóminos do bairro das Romeiras, em Santo António, e o Correio da Madeira foi o único órgão de comunicação independente presente. Na mesa de honra, a acompanhar Pedro Castanha, estavam a sua esposa, Filipa Castanha, os seus dois filhos João Castanha e Maria Castanha, e ainda a sua amante de longa data, Marisa de Sousa.

Pedro Castanha começou por anunciar que a sua candidatura era um grande desafio para toda a sua família e uma luz ao fim do túnel para todos os funchalenses. Pedro Castanha espera que o slogan “O dinheiro sempre à frente” seja um incentivo de esperança para todos os que residem na cidade do Funchal. Pedro Castanha está plenamente convicto de que com o “dinheiro sempre à frente” qualquer um pode pagar ordenados, tapar uns esgotos, remendar uns tubos de água e ainda meter o resto que fica ao bolso.

Questionado sobre a equipa que o vai acompanhar, Pedro Castanha declarou que a sua mulher Filipa Castanha, agora no desemprego, seria a Vice-Presidente com o pelouro das finanças, porque quem sabe usar os descontos em cartão do Continente, sabe muito bem gerir uma Autarquia. O seu filho João de 20 anos, que teve um pequeno problema de inalação de cola de contacto quando andava no 2º ano de escolaridade, seria o responsável pelo pelouro do Ambiente. A sua filha Maria, que estagia no Alberto Oculista, teria o pelouro das Obras Publicas e que a sua amante Marisa, grávida de três meses, seria a sua secretária particular nas horas vagas.

Para presidente da Assembleia, Pedro Castanha referiu que tinha escolhido a parteira Dolores por ser uma pessoa reconhecida no Lombo dos Aguiares, pelos partos e abortos que fez. Com uma idoneidade acima de qualquer suspeita, a Dolores é a arma secreta do candidato que atrairá a maioria dos eleitores da maior freguesia do Funchal.

O Correio de Madeira quis saber como é que ele iria financiar a sua campanha, ao que Pedro Castanha respondeu que o principal financiador seria o primo Agostinho Castanha que é empreiteiro nos Arrifes e ainda de muitos anónimos que lhe iriam depositar dinheiro na sua conta em forma de empréstimo. Aproveitou a ocasião para informar os eventuais mecenas que a conta dele é da Caixa Geral de Depósitos com o IBAN: PT50 0035 4500 453022921 10, e que, caso ele ganhe a Autarquia, iria devolver tudo com juros, empregando todos os eventuais depositantes na Autarquia.

No fim da apresentação, o CM perguntou porque é que Pedro Castanha estava a usar uma barba postiça, ao que este respondeu que foi uma ideia do vesgo da empresa de marketing para o confundir propositadamente com o Miguel Gouveia. 

Pedro Castanha terminou dizendo que com o “dinheiro sempre à frente” iria mudar de amante, comprar um Mercedes Class S de 500 cavalos, com ar condicionado, volante de pau, estofos de cabedal e fazer do Funchal a cidade que todos merecem ter.

Entretanto o CM soube que o JM irá publicar na sua edição do 1º de maio uma grande sondagem efetuada na tasca do Barbas - que é a maior tasca de Santo António - onde Pedro Castanha obteve 89.7% das preferências, muito distante dos 10% de Miguel Gouveia e dos 0.3% dos restantes candidatos. A sondagem foi efetuada por telefone às 2 da manhã a 12 bêbados maiores de idade com um erro de 0.5% e alcoolemia de 2.3.