Partido Social Democrata - Uma heresia no século XXI


Francisco Sá Carneiro foi um dos fundadores do PSD e o seu primeiro líder.


A política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha

Francisco Sá Carneiro

"Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro nasceu em 1934, no Porto, aí tendo exercido advocacia até se iniciar nos corredores da política ainda no tempo do Estado Novo, como deputado independente da Ala Liberal na Assembleia Nacional. Depois do 25 de abril de 1974 é o primeiro secretário-geral do Partido Popular Democrático, partido que funda com Pinto Balsemão e Magalhães Mota, e mais tarde o primeiro presidente do Partido Social Democrata que resultou da alteração de estatutos do PPD. Nessa qualidade, é um dos protagonistas de todo o período que medeia entre a revolução dos cravos e a consolidação democrática do país, nomeadamente durante o período do PREC, e depois no tempo dos primeiros Governos Constitucionais. Após a vitória da Aliança Democrática - união partidária entre o PSD, o CDS e o PPM - nas eleições legislativas em 1979, Sá Carneiro é nomeado primeiro-ministro, cargo que ocupará até à sua morte em 4 de dezembro de 1980, na sequência do desastre aéreo de Camarate. Elogiado tanto por aqueles que dele são ideologicamente próximos, como pelos seus adversários políticos, Sá Carneiro é ainda hoje mais do que uma referência histórica do PSD, permanecendo como figura tutelar da direita portuguesa, e um dos nomes incontornáveis da nossa democracia" - in arquivos da RTP.

Excerto de 29 segundos:

P assados estes anos constato que o PSD, e em particular o PSD-Madeira é um partido sem ideologia, sem práticas sociais-democratas, lotado por pessoas que apenas procuram obter currículo político para enriquecerem.

Hoje a política, apesar de não ser considerada uma profissão, é para os situacionistas do PSD-Madeira um modo de vida. É cada vez mais difícil encontrar nos atuais dirigentes do PSD-Madeira pessoas que trabalhem para o bem comum, preocupados em melhorar as condições de vida dos milhares de madeirenses que sobrevivem nesta ilha. 

Aquele partido a que aderi alguns anos, que tinha a sensibilidade de ir de encontro das necessidades do povo, que na sua essência era composto pelo próprio povo, hoje é liderado por gente que procura apenas estatuto, interesses económicos e a ostentação do ego. Ou seja, o PSD-Madeira deixou de ser do povo para transformar-se num partido elitista de gente rasca, sem pedigree.

Assim não será de estranhar que alguns para se deslocarem numa viagem habitual à capital, têm de ter acesso à sala VIP do aeroporto do Funchal, outros que em vez de apresentarem o comum do cartão de cidadão optam pela apresentação do passaporte diplomático, outros ainda viajam em classe executiva a expensas do pobre contribuinte, quais seres superiores, a merecer um tratamento distinto dos energúmenos dos pobres mortais madeirenses. Esses apenas têm direito a mendigar para sobreviver.

Arrogantes, petulantes, medíocres, Incompetentes, viciados, subjugados, são características que encontramos hoje na elite dirigente do PSD-Madeira.

Um partido sem ideologia. Este não é o partido social democrata que aderi, e que tinha a social democracia como matriz política. Ao povo o que é do povo, em particular a prerrogativa que a liberdade nos deu desde o 25 abri-lo, o direito ao voto.

Fica na consciência de cada um analisar o futuro da madeira.

Um militante social democrata que não se revê neste PSD-Madeira

Porque hoje é "Abril", Sá Carneiro a 29 de Abril de 1974:


Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 24 de Abril de 2021 23:11
Todos os elementos enviados pelo autor.