O pecado mora ao lado?


O Diário de notícias, publicou os resultados de uma sondagem online aos seus leitores sobre a continuidade de Rui Barreto no Governo Regional e os resultados não foram nada surpreendentes.

Contra factos não há argumentos, mas Miguel Albuquerque por puro autismo ou pela teimosia infantil que se reconhece não admite as evidências e mantém a confiança política em Rui Barreto.

Com tanta e perpetuável confiança política, o simples cidadão começa a suspeitar se o PSD não cometeu o mesmo crime e pretende com esta atitude desvalorizar ou até esconder os seus próprios pecados.

Cabe à Justiça e ao Ministério Publico ser célere para que todos os factos e dúvidas sejam devidamente esclarecidos. Se foi crime que responda pelos seus atos, senão que seja ilibado de quais eventuais crimes.

O limbo favorece a dúvida e enquanto o Estado de Direito não decidir sobre este caso irão existir sempre dúvidas se a tal Lei é igual para todos ou para apenas alguns. Estão claras as tentativas do PSD em desvalorizar o eventual crime mas o facto de o cidadão desconhecer a Lei não o iliba de a cumprir. Seja intencional ou não a negligência continua a ser crime. A hipótese de ser apenas negligência é ténue, porque se assim fosse Rui Barreto não se preocuparia em fracionar o empréstimo por outros mais pequenos para passar despercebido à alçada da Lei. Quem não deve não teme.

E o pior é que o apoio incondicional de Miguel Albuquerque a Rui Barreto dá origem a mais suspeitas que urge esclarecer. Desvalorizar a moldura criminal pode ser um indicio que pretende desvalorizar outros eventuais crimes que estejam por descobrir e cria um precedente perigoso na Justiça.

A Lei é dura, mas é a Lei e um roubo de um saco de arroz num supermercado não pode ser desvalorizado pelo facto de pessoa estar com fome e um crime mortal de atropelamento não pode ser desvalorizado pelo facto do condutor ter adormecido ao volante de cansaço. 

A imagem do PSD começa a ser confundida com a do CDS e corre o risco de ser colocada no mesmo prato da balança e afundar. Só não vê, quem não quer.

81% dos cidadãos anónimos que responderam ao inquérito do Diário, entre os quais muitos PSD honestos, apontam a saída de Rui Barreto com a melhor solução para evitar danos colaterais e só o Presidente do Governo é que continua do lado dos 19% dos que acreditam na idoneidade da figurinha do CDS.

Decididamente Miguel Albuquerque, ou cometeu um pecado maior, ou então ainda acredita no Pai Natal.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça, 27 de Abril de 2021 09:20
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.