Há muitos toros no Governo para arder


P eca por tardio, há muito tempo que deveria estar implementado e espera-se que não seja só mais um anúncio para aparecer nos jornais. Sacar carbono antigo da terra é mau mas arder o que existe na crosta, de forma ambientalmente aceitável, é uma mais valia. Só tem um problema, acho bem que paguem mas atenção aos "comerciantes" do mesmo tipo dos que procuram metais, vai haver gente a exagerar e a cortar tudo o que apanha, inclusive dos outros. É preciso pensar nisso muito bem mas, é uma forma de manter a Madeira mais limpa e reverter algum para ajudar nas despesas. Esta opção associada à obrigatoriedade de limpar os terrenos antes do Verão, por causa dos incêndios, pode funcionar mas, volto a dizer, atenção aos abusos. Atenção que é preciso andar sempre fornecido.

Contudo, não há bela sem senão, também existem desvantagens na utilização da Energia provinda da Biomassa, um meu receio está no topo, a desflorestação de florestas, muito além da "limpeza" e a destruição de habitats. Esta forma de obtenção de energia possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis (considero isto algo menor), pelo contrário, se a instalação não for bem feita, os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas. De resto, só a cadência de fornecimento pode atrapalhar, dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida. É preciso planificação permanente na obtenção da matéria prima.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 10 de Abril de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor. Informação adicional colocada pelo CM.

A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

A biomassa líquida existe em uma série de biocombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas “culturas energéticas”. São exemplos o biodiesel, obtido a partir de óleos de colza ou girassol; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.

A biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano. É encontrada também nos aterros de RSU (resíduos sólidos urbanos). Estes resíduos são resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica e são constituídos por uma mistura de metano e gás carbónico. Esses materiais são submetidos à combustão para a geração de energia.