As lapas do CDS

 

E m bom madeirense diz-se que uma pessoa é uma “lapa” quando se cola a alguém com o objetivo de se agarrar a algo que o mantenha notado e acima de tudo vivo. As “lapas” são conhecidas por serem parasitas inconvenientes e, neste momento, o CDS é inadequado para a imagem do Governo e consequentemente para os objetivos de vitória do PSD-Madeira.

Como é público, o Secretário Regional da Economia, Dr. Rui Barreto, o seu Chefe de Gabinete e o Diretor de Inspeção da Autoridade das Atividades Económicas, pelos piores motivos, estão no centro das atenções dos Media nas últimas semanas por causa de um alegado financiamento partidário, depositado em frações em contas pessoais alegadamente como empréstimos.

Partindo do princípio de que todos somos inocentes até que a culpa transite em julgado, estamos convictos que nenhum deles tem condições para continuar a exercer os cargos para os quais foram nomeados. 

Os empréstimos abriram um precedente perigoso nos cargos políticos em questão, por levantarem a suspeita que os indivíduos em causa podem ser permeáveis a outros eventuais empréstimos. Que imagem pública fica agora um Secretário Regional responsável por financiamentos públicos ao tecido empresarial? Que imagem pública tem agora um Diretor de Serviços de Inspeção da ARAE?

Como em termos jurídicos, o direito de suspeição pode ser indiciado por factos ocorridos no passado será que, se uma empresa fizer um empréstimo. terá direito a um financiamento mais célere? 

Se assim é, de que tem medo Miguel Albuquerque para proceder à exoneração ou suspensão imediata dos suspeitos? Que Rui Barreto faça cair o Governo? Será que Miguel Albuquerque está a ser vítima de chantagem política e está entalado entre a espada e a parede?

Para que conste, sobre os outros quadros do CDS em funções políticas executivas no XIII Governo Regional não recaem quaisquer suspeitas e, assim sendo, o CDS poderá continuar a fazer parte do Governo e a manter o apoio parlamentar sem Rui Barreto. Ou será que não?

Se os referidos empréstimos incomodaram muita gente honesta do CDS, que dizer da atitude de “laissez faire, laissez passer” de Miguel Albuquerque a tudo o que o CDS faz? O PSD-Madeira perdeu o amor-próprio? Já custou aos militantes do PSD-Madeira engolirem o sapo de ter o CDS no Governo, quanto mais agora com factos nefastos que podem prejudicar a imagem dos outros Governantes.

Rui Barreto abriu a caixa de pandora e agora é natural que, até aqueles que votam PSD, suspeitem que todos os governantes são iguais e as suspeitas correm o risco de se tornarem generalizadas a todo o XIII Governo Regional. 

Sendo tudo isto inquietante, numa entrevista à Radio JM 88.8, Alberto João Jardim, especialista em levantar suspeitas a todos de quem não gosta, considerou que era tudo uma “treta sem importância nenhuma” e só foi pena que o jornalista não tivesse perguntado se os empréstimos de Carlos Silva a José Sócrates não eram também uma treta.

Quem conhece Alberto João, sabe que ele não morre de amores por ninguém que não faça o que ele quer e muito menos pelo CDS que, durante quarenta anos, foi o saco de boxe preferido de Jardim. Assim, conclui-se que a preocupação de Jardim não é com o CDS mas sim que o ruído criado à volta deste caso possa atingir gente do seu próprio partido pois, como é sabido, Miguel Albuquerque continua a ser investigado pelo Ministério Público e se um escândalo incomoda muita gente, dois então incomodariam muito mais.

Chegou à altura do PSD se livrar destas “lapas” e quanto mais cedo, melhor!

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 25 de Abril de 2021 17:43
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.