Agora é que os navios vão evitar a Madeira

 

Elos fracos

U ma péssima notícia esta do DN de hoje, os meios entre ilhas estão salvaguardados, agora para busca e salvamento no mar ou acidentes/desaparecimentos em zonas costeiras, as alternativas propostas são muito distantes. A aflição não pode ter socorro tão demorado desde o Montijo ou Açores. Lembram-se do episódio do alemão que foi levado pelo mar em São Jorge? O EH101 só veio na tarde do dia seguinte desde o Montijo. Estes episódios quando relatados lá fora também não afectam o turismo? Se calhar estamos a jeito entre duas penúrias, poucos helis no activo do total da frota e uma Madeira com redução drástica dos movimentos que poderiam justificar a permanência do heli no Porto Santo, turismo, seja ele de aventureiros ou cruzeiros.

A activação do serviço EH 101 Merlin (heli "pesado") era indicado sobretudo a socorro a cargueiros e navios de cruzeiro, entre outros na costa e, de vez em quando, um ou outro socorro comum de transferência de doentes entre ilhas ou acidentados. O seu custo de operação (elevado) tem de se justificar em relação a outros meios disponíveis. A questão que se põe é que, não tendo a Madeira grandes rotas de cargueiros e sendo posta de parte pelos navios de cruzeiro, inclusive os nacionais, não será que a consequência é ao contrário, a Força Aérea retira o seu melhor meio para resgate e salvamento para outras funções mais exigentes onde é mais necessário? Não será a "falta de serviço" na Madeira que a coloca como elo mais fraco? As tripulações assim ficam a contar as moscas.

Mas há mais um pormenor, isto anda tudo ligado e só o GR não é capaz de ver. A anulação do serviço de ferry Madeira - Continente é só visto sob o ponto de vista da rentabilidade da operação e não o que derrama na economia para o GR ir buscar impostos sobre a actividade que gera. Meus amigos, basta ver a justificação para manter a operação ferry deficitária com o Porto Santo para termos a justificação muito mais fácil para dois mercados maiores, Madeira e Continente. Todos estes pormenores e realidades afugentam meios como o EH 101 Merlin da Madeira. Quando se pensa defender um lóbi retira-se o equilíbrio no mercado e ele ajusta-se até onde era impensável, na busca e salvamento.

Como sempre, os meios militares são muito ponderados nas declarações para não ferir susceptibilidades mas é outra mostra da importância que a Madeira não está a ter, pondo simplesmente a pergunta ao contrário, se Montijo é a base principal porquê a preferência dos Açores em relação à Madeira. 9 ilhas e mais actividade económica e marinha. Quem governa só para obras ... tem destas obras. Sem CM não é possível estas abordagens. Conservem-se.


Enviado por Denúncia Anónima
Sábado 17 de Abril de 2021 12:29
Todos os elementos enviados pelo autor.