A nuvem de dióxido de enxofre que pode atingir a Madeira


(Explosão do La Soufrière a surgir por cima das nuvens)

O vulcão La Soufrière de São Vicente entrou em erupção na passada sexta-feira, zona das pequenas Caraíbas. Desde esse dia, várias explosões se têm verificado, sendo captadas de forma curiosa por satélites.

Se quanto a cinzas estas acabam por se precipitar em grande parte na zona, inclusive ilhas vizinhas (Barbados), já os gases expelidos a mais de 10.000 metros de altura, por acção do vento com orientação para nordeste e o jetstream, estão a espalhar e dirigir-se para a zona compreendida entre Cabo Verde, Canárias e Madeira, mantendo-se o nosso arquipélago o mais afastado da nuvem entre as hipóteses de passagem.

A situação da nuvem de Dióxido de Enxofre poderá influenciar as rotas da aviação provenientes da América do Sul para a Europa mas também a aviação regional ou local dos arquipélagos mais expostos. Contudo, é necessário estar vigilante quanto à qualidade do ar, sobretudo na noite de quarta-feira quando os ventos definirão a rota da maior concentração da nuvem, situação que só se prevê mudar na sexta-feira.

(Explosões continuadas do La Soufrière em imagens de infra-vermelhos)

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 23:51
Todos os elementos enviados pelo autor.