ÚLTIMA HORA: os jornalistas idóneos não se venderam (ainda), a culpa é da trotinete.


A culpa também é do Jardineiro, atrai ervas daninhas.

O s jornalistas idóneos do CM estavam a ter um dia de tédio, a pesquisar notícias para dar, olhavam para o e-mail e nada já feitinho pelo Calado, deve estar da caganeira depois da rusga. Deram o Ronaldo, a mãe do Ronaldo, a namorada do Ronaldo, as irmãs do Ronaldo, o filho do Ronaldo, os carros do Ronaldo, o relógio e as jóias do Ronaldo, o passeio do Ronaldo, os golos do Ronaldo, já estão maçados? Nem queiram perceber porque o CM é mais lido ... Só é pena o Ronaldo não ter um animal de estimação para o Grupo Parlamentar do PSD ir visitar e convidarem os jornalistas idóneos a ir cobrir a Turim, talvez no jacto do Farinhas.

Já ontem os jornalistas idóneos acharam o dia desinteressante, até se vendiam para assessores. Mas no dia anterior também o tinha sido, ora cobrir uma rusga, onde já se viu dar gajos atrás de outros a correr com papéis até depois do recolher obrigatório! Preferiram cada um aproveitar o tempo, "porque têm mandato para isso" a menos que apareça a Unesco. Um foi esticar o cabelo de preto, outro foi ver se já lhe tinham depositado as luvas e mais um foi fazer queixa de um "Basta que sim, pró sistema" à polícia, por jogar um tal de bowling à cabeça dos jornalistas idóneos.

Mas hoje querem o prémio "Politzer", prémio regional aos jornalistas mais domesticados que dão notícias verdadeiras, até dão a patinha. Sem mais nada do Ronaldo para dar, o dia informativo vai se tornar mais interessante, siga para a quinta. Chegados à trotinete eléctrica, deram com a vista na ficha fora da tomada, coito interrompido, o jornalista preto perseguido pelo "Basta que sim" esqueceu-se. A modos que habituados a ir três em cima do mesmo veículo não houve mais remédio do que o preto a recibos verdes nos levar às costas.

Chegados à quinta, muúúúú! Tocamos à campainha, parece aquelas latinhas que havia antigamente que se ponha ao contrário. A pergunta lógica foi ... por qual animal começamos? A cadela foi logo descartada porque tinha pulseira electrónica. De evitar. Nisto, o preto de cabelo esticado deu com os olhos nos pirilampos da polícia dentro da lagoa, estava um Koi fardado de azul a tirar notas. O Koi Rodrigues conhecido por fazer as bolas mais grossas da lagoa mas, sempre a mandar tiros para a água como na batalha naval, disse que estava ali de passagem e que não tinha nada a declarar mas, que aquele era o mais vil ataque dos centralistas de Lisboa, de falsa fé porque não avisaram, contra o poder da lagoa por pura inveja, só comparável com a desfeita do atum Marcelo quando não nomeou o bodião Trancada. O koi polícia pergunta:
- Mas misturaram peixe de água doce com água salgada?
- Koi Rodrigues encheu o peito: - acaso está-nos a chamar de marinheiros de água doce como se fossemos de segunda? Continuamos a saber fazer as coisas legalmente, agora na política há swing a toda a hora, em qualquer água, ora apanha de um, ora apanha de outro, por isso têm todos um andar de polícia equestre. Ui que ofensa! Não se conhecia esta diplomacia no Koi Rodrigues,

O Koi Ramos para tentar salvar a situação dirige-se ao fardado prilampo mais pequeno e pirilampou-lhe um segredo ...
- vê, fazes uma empresa na hora que eu tenho aqui um ajuste directo que é mesmo a tua cara. ... como se fosse para mim e dás 30%.

Entretanto, chega (este verbo devia ser banido) o reboque a mando do esquerdalha do chefe de redacção com a trotinete carregada, para as notícias chegarem mais depressa. Os jornalistas idóneos iam a caminho da trotinete quando deram com os olhos no jardineiro que, tal como o electricista do Hernâni Carvalho, tem sempre culpa e já foi por quase todos para a choldra como o Coelho.

- Então senhor jardineiro, o que se passou por aqui ontem?
- Hoje nada de especial, tudo calmo a descansar da noite a carregar papéis. Olhe, vá por mim, nesta quinta está tudo louco, esses kois não são de confiança, desde que apareceu uma maldita erva daninha em forma de estrela aqui, isto nunca mais foi o mesmo. Mandam arrancar Estrelícias, Margaridas, Amores-perfeitos, etc, pensava que era para um tapete de alcatrão mas só disseram: - na erva não se toca. Veja lá que a JSD - Jovens Sem Dinâmica - queriam tirar a erva daqui como no Monte, veio o cão "brabo" ventoinhas e deu lhes uma dentada. Você já viu o filme "O jardim da alegria"? Aqui é igual, uns nus para ali, outros nus para acolá. Tenho saudades do tempo do verdadeiro Jardim, do outro que puxava o penacho sempre para cima da careca. Naquela altura não havia cá enxertos como o do peixe Ramos, reparou nesse? Único peixe que conheço que nasce pêlos nos sovacos das barbatanas! Aqui não há aves raras é tudo Dourada de antibiótico.

- Não conseguimos sacar uma notícia que fosse, você não tem uma "caixa" para nos dar? Quando o Ronaldo passou aqui não viu nada especial?
- Só se for os calções a luzir como na estátua, acho que se engraçou com a arara. Deitem culpas à trotinete, "caixa" só se for com erva daninha para ficarem loucos como eles! Olhe, quem fez a obra da lagoa foi o mesmo das outras que estão secas ... se calhar não vamos ter kois por muito mais tempo ...