Perdendo terra fértil no mar

 

Com a desculpa da segurança das populações,
estamos a ficar sem qualquer ribeira natural,
como que um atestado de incompetência à natureza,
até que ela enfureça e mostre o tamanho das obras do homem.

A água das ribeiras vêem todas densamente castanhas, eu imagino o que não se passa por aí dentro longe dos olhares do Madeirenses. Com obras e sem obras, a situação é igual, e nestes dias de chuva intensa percebemos o resultado de muito remexerem terras à procura de pedra. Faz impressão a quantidade de terra fértil que vai para o mar depois de roubado o bem precioso que é a pedra para o betão. A terra é tanta que, em alguns leitos de ribeiras com os desníveis de decantação, o resultado é absolutamente nulo.

A Madeira, absorvida na ganância de Governantes e seus DDT's, não observa que tem os mesmos desafios ambientais de outras paragens. A par da emergência climática, vivemos também o problema que reside no facto do planeta perder anualmente 24 biliões de toneladas de solo fértil, constatação da ONU

A Madeira tem que se deixar de agressões ambientais por desmando dos Donos Disto Tudo da região, temos aqui ao lado África e o Saara, a incrementar a sua influência com ajuda das alterações climáticas. A melhor solução é a manutenção do coberto vegetal e ele só existe com solo fértil, com terra e com pedra,  Temos que valorizar o que temos e não cair no erro de permitir a desertificação paulatina da Madeira, através de incêndios e obras, que nunca são atendidos por um plano de reflorestação sério! A degradação da terra ou sua perda, como vemos nas ribeiras, nos aterros que vão bater ao mar ou fajãs  artificiais para que o mar as "digira" devagarinho, têm nestes dias, como o de hoje com abundância de chuvas, numa infernal máquina que curiosamente contribui para desertificar! Temos que atender às secas, uma grande ameaça que afecta milhões de pessoas em todo o mundo e de que a Madeira não está livre.

Temos tão pouco para administrar bem, porquê esta ganância?! É preciso conter as terras que há décadas se atiram para o mar e restaurar terras degradas porque remexidas das obras. A Madeira tem que usar a cabeça e se lembrar que na terra pode-se conter o carbono, no total do planeta pode armazenar até 3 mil milhões de toneladas de carbono anualmente.

Onde anda a nossa Secretária que fica danada quando as pessoas comentam com verdade as Ginjas? Qual a sua função? Onde está a sua indignação com o que se passa nas ribeiras? Sabe o que diz a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável? Cá vai:

(...) estamos determinados a proteger o planeta da degradação, incluindo por meio do consumo e produção sustentáveis, gerindo de forma sustentável os seus recursos naturais e adoptando acções urgentes sobre as mudanças climáticas, para que possa apoiar as necessidades das gerações actuais e futuras.

Era o Grupo Parlamentar do PSD que dizia que a Madeira gere bem a natureza? Vão hoje a qualquer ribeira!

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 27 de Março de 2021 15:32
Todos os elementos enviados pelo autor.