Obras marítimas: obsolescência programada?


B oa noite CM! Prazer em comunicar convosco. Vi uma publicação da Madalena do Mar e avivou-me algo que ando para escrever. No site saiu há dias as "rendas" das ribeiras betonadas, para manter naturalmente o betão das correntes contínuas, com água e inertes abrasivos, e os respectivos desassoreamentos. Andam a penhorar os orçamentos regionais, mesmo que acabe o poder da betolândia vai ser preciso manter as infraestruturas mal concebidas. Quer dizer, depende da perspectiva, bem concebidas para facturar.

Mas se as obras das ribeiras são muito estranhas e desaconselhadas pelas autênticas pistas de Fórmula 1 para correntes e torrentes, as obras marítimas são sempre construídas da mesma maneira quando já deram maus resultados e estamos a intervir em larga escala para refazer o mesmo. Aqueles blocos de "Lego" desmancham-se. O betão deteriora-se, chega a corrosão ao ferro que acelera da destruição da infraestrutura. Raios ... a velhinha Pontina sempre firme e irta! Toda gente vê isto. Será que o betão que usam é para estar exposto ao ambiente marinho e solar? Quem fiscaliza? Pode ser estratégia da obsolescência programada.

E se está tudo certinho, não é hora de mudar para durar mais? A Pontinha e o cais estão revestidos a pedra! O caricato é que nós revestimos as paredes do Oudinot a pedra! Isto não é descarado?

Estruturas de lajes finas estalam com o calor. Ferro muito à vista descasca muito mais rápido à beira mar (a cabeceira da pista em Santa Cruz está terrível), decks e madeiras a beira mar duram pouco tempo, ressecam sem tratamento, saltam, necessitam de permanente manutenção (coisa que não se faz).

Meus amigos, esta máfia do betão sabe-nas todas! Rendas mas também obsolescência programada (*)! A única situação que não tem obsolescência programada é esta máfia que anda à décadas a nos escravizar para pagar! E o que dizer da febre de ajustes directos para salvar o betão nesta altura em vez de apoiar mesmo a economia?

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 24 de Março de 2021 20:49
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

(*): Obsolescência programada é a decisão do produtor propositadamente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto