O Velho Senador do Norte Vendeu-se


O velho Senador do Norte esqueceu-se que o mundo tem dois movimentos, o de rotação e o de transladação. Num famigerado artigo de opinião, Duarte Caldeira do PS do Carlos Pereira e Jardins associados, revelou a sua vil essência de torcido e mesquinho. 

Defender, seja que causa for, com argumentos de há 70 anos e com lógicas e pragmatismos que não consideram a sustentabilidade e a perseveração dos recursos naturais, equivale a uma colagem á figura de Egas Moniz e a lobotomia. Virtuoso, inovador e vanguardista no seu tempo, mas que prespectivado pelo conhecimento moderno, estes qualificam-se como conhecimentos e técnicas cruéis e inaceitáveis.  

O estatuto de Senador identifica o Cidadão experiente, conhecedor e traquejado na vida e na coleção das suas experiências. No entanto, utilizar argumentos fundamentados em lógicas do tempo do estado novo como justificação das suas opiniões atuais equivale a estar congelado no tempo. 

O Senador desistiu da sua evolução.  

Pior, expõe no seu penacho de ancião a vaidade e o interesse mesquinho. Sabedoria e equilíbrio é o que se esperaria. Promover e justificar um atentado ambiental, uma lobotomia a nossa floresta relíquia, tal como é a Floresta Laurissilva, é traição aos seus registos, dececionando aqueles que lealmente seguiam e respeitavam o seu exemplo de resistência e resiliência. Como é possível Senhor Senador do Norte dar cobertura a um erro, justificando-o com factos históricos temporalmente incomparáveis? ? 

Esperávamos muito mais. 

À parte de um ou dois acéfalos e de um bêbado do CDS, mais aquele candidato a líder do seu partido, um tal Carlos qualquer coisa, que andou aqui há dias de jeep no caminho, tiveram semelhante epifania lobotómica. Só Comparável a do Presidente do Governo, esse até constatou um fenómeno de degelo num talude qualquer. Todos esses alinharam com sua opinião escrita numa lógica de pensamento salazarento. Que grandes “companheiros de estrada” lhe resta.

Não gostou do Salazarento, olhe aguente-se. 

O que escreveu segue o raciocínio de Salazar, fixo no que foram as opções do passado, fixo na filosofia da rejeição da evolução do pensamento e da ciência, acima de tudo a sua postura de atávica de conservador. Só lhe faltaria ter uma fotografia de Mussolini na sua secretaria. A sua postura de político envelhecido é triste e não lhe fica bem. 

A sua imagem criptopolitica verbaliza-se pela irracionalidade dos argumentos. A sua reflexão e a fundamentação não seguem o padrão de racionalidade e da dialética atual.

É opinar por teimosia, por afincamento e por obstinação.

Carregar lenha no cais do Seixal no Gavião ou na Milano, há mais de 70 anos, ainda é referência para si. Qual equivalência às lobotomias do Professor Egas Moniz!


Não é bom deixar a noite julgar o dia. A velhice, como a noite, ama disfarçar-se de atraente moralidade.

Friedrich Nietzsche

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por chat Facebook
Quarta-feira, 10 de Março de 2021 02:05
Todos os elementos enviados pelo autor.