Gil Canha, um herói sem capa!

 


C onheço o Gil Canha há mais de 50 anos - sim, estamos a ficar velhos - desde a preparatória num anexo onde andávamos juntos na Rua das Hortas. Éramos miúdos, mas nunca me esqueci do dia em que numa escaramuça com um betinho arrogante, o Gil o derrubou-o com um simples truque de judo. A surpresa foi total porque ninguém sabia que o Gil sabia lutar.

Depois da preparatória, cada um foi para a sua vida e nunca mais falamos. A vida é assim, cada um vai para o seu lado, arranja emprego, casa, tem filhos e só por um mero acaso um dia voltaremos a falar outra vez.

Entretanto, envelhecemos e o Gil já não usa o judo para derrubar os seus adversários. Depois de Miguel Albuquerque - o tal que Gil Canha apelidou de mais democrata que Alberto João - ter insinuado que a denúncia anónima era um ato de covardia, o Gil veio assumir-se como o Denunciante mostrando a provas da Denúncia que fez ao Ministério Público em 2018 (Link)

Enquanto no Correio da Madeira escondemo-nos por detrás do anonimato, como forma de nos proteger contra o Regime ditatorial, o Gil dá a cara, e isso é de louvar. É difícil e perigoso dar a cara? Sim é! Reparemos que mesmo escondidos por detrás do anonimato o Correio da Madeira recebe dezenas de ameaças de processos em Tribunal e de agressão, imaginemos então se assinássemos tudo o que escrevemos. Não haveria tempo numa vida inteira para responder em Tribunal a tudo os que temem a Verdade. 

É fácil a um político na Assembleia Regional protegido pela imunidade mandar umas papaias porque sabe que nada lhe vai acontecer, mas ao normal cidadão, que além de ter de pagar as custas dos processos em Tribunais, porque o seu Partido não paga, corre o risco de ser alvo de atentados contra a sua própria integridade física.

Gil Canha já não é Deputado mas contínua firme nas suas convicções contra a corrupção, chame-se ele Alberto João,  Miguel Albuquerque, ou José!

A Madeira precisa de mais Gils e de Heróis sem máscara, sem capa e sem medo!

25-7-2018:


Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 19 de Março de 2021 14:31
Todos os elementos enviados pelo autor.