Dr. Mexa-se!

 

O Dr. Pedro Ramos é daquelas pessoas que me custa criticar. É um excelente médico e já salvou muitas vidas, entre as quais a minha (se calhar está hoje arrependido pois era menos um a escrever no CM) mas a crítica é um modo excelente para aperfeiçoarmos o nosso comportamento pois todos temos o direito a ter maus momentos na vida.

Dr. um bom profissional, ou melhor, um bom médico não é necessariamente um bom político e o Dr. Pedro Ramos é um exemplo que prova este axioma. Esta relação entre profissional e político não é unívoca porque, normalmente, um mau profissional é quase sempre um bom político porque os maus profissionais usam a dialética para cobrir as suas lacunas profissionais dando uma imagem errada dos problemas.

Um exemplo do axioma anteriormente referido são João Jardim e Miguel Albuquerque, que nunca foram advogados brilhantes mas são donos de uma dialética contundente, isto é, normalmente dizem o que as pessoas querem ouvir e diga-se o que se disser, isso também é uma dádiva. 

Resumindo, a par da prostituição, a política é uma profissão que vende sonhos.  

Mas só isso não conta. Há que saber escolher as pessoas que concretizam os tais sonhos que foram vendidos pelos políticos e, um bom político, nunca escolhe outro político para o assessorar mas sim um profissional da área, porque para justificar as decisões difíceis ao povo basta um.

O que acontece é que, na prática, os lideres políticos estão rodeados de outros políticos que vão utilizar a mesma astúcia que ele usa na sua dialética, isto é, vão-lhe transmitir o que ele quer ouvir, escondendo os problemas.

Acredito por isso que o Dr. Pedro Ramos como político sente-se um homem só, cansado e arrependido do desafio que aceitou, porque além de ter de engolir alguns sapos, não tem uma máquina eficaz no Serviço Regional de Saúde. Não por culpa dos profissionais que dia e noite dão o corpo às balas mas, pela gestão de topo inexistente num serviço cada dia mais caótico.

Dr. Pedro, é público que muitos dos seus colaboradores foram imposições políticas superiores de interesses obscuros a que teve de agradar. Por isso desconfie sempre do que os seus Assessores políticos lhe dizem porque eles vão filtrar os problemas e lhe dizer aquilo que quer ouvir. 

Desça do seu pedestal de Secretário, vista a sua bata de médico e vá à luta, fale com outros Médicos, com outras Enfermeiras, com outros Gestores e com outras Assistentes Operacionais, volte a ser médico, porque quando as coisas começarem a correr mal é você o único responsável.

Aproveite as esperadas remodelações do Governo para dar o murro na mesa. E vai ver que entre o “eu” ou “eles”, vão escolher “eles”!

Dr., pela sua saúde, mexa-se!

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 21 de Março de 2021 21:41
Todos os elementos enviados pelo autor.