Covid-19: Rt da Madeira 40% superior à média nacional


O Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil diz que os números da Covid-19 da DGS para a Madeira, de hoje 5 de Março, no relatório da situação epidemiológica em Portugal, referentes à região, “não estão de acordo com a contagem diária feita na Região Autónoma da Madeira” e que os mesmos são geradores de desinformação.

Há muito tempo que os números são dispares, não é de hoje. Mas logo a seguir solta a razão da indignação "são prejudiciais para a dinâmica do sector do turismo na região”. E há dinâmica ou é só uma desculpa? É outro facto de que toda gente desconfia, desde o início, como sendo a principal razão da lei da rolha. No entanto, é ou não verdade que os governos dos mais diversos países emissores de turismo para a região, focam-se mais no índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 para encerrar rotas aéreas ou então devido às variantes dominantes que se propagam com mais rapidez?

É particularmente importante focar o que o senhor secretário evitou de comentar hoje, o Rt médio do país situa-se nos 0,68, o da Madeira está nos 1,15. Eu até sou capaz de concordar com o senhor secretário mas, no dia em que explique como é que com o Rt de 1,15 não devemos acreditar também um pouco nas contas da DGS.

Por regiões e para os dias entre 24 e 28 de fevereiro, o relatório indica um Rt de 0,72 para o Norte, de 0,63 para o Centro, de 0,68 para Lisboa e Vale do Tejo, de 0,73 para o Alentejo, de 0,79 para o Algarve e de 1,02 para os Açores. Madeira, como já referi: 1,15.

O que falha? A teimosia das escolas?

Se não quisermos falar do número de infectados, por estas discrepâncias, falemos então do Rt, esse sim afasta turismo e está acerto. Aguardo por esta abordagem. A média do país está na linha do Reino Unidos e da Irlanda mas como a Madeira se põe sempre de parte, em relação ao todo nacional nesta matéria, chegou a hora da Madeira ser o patinho feio e os outros se queixarem? Lembram-se quando a Madeira se chateava por apanhar por tabela à conta dos números nacionais superiores aos da Madeira? O mundo dá muita volta, e nesta vaga os melhores países a enfrentar a Covid no início foram os piores. Haverá explicação científica ou a malta simplesmente desleixou-se?

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 5 de Março de 2021 20:26
Todos os elementos enviados pelo autor.