Contas de sumir!


J á todos percebemos que as contas do número de infetados diários na Região Autónoma da Madeira e os dos divulgados pela Direção Geral de Saúde não batem certo.

Por três vezes a Região contestou os dados da DGS e das três vezes ninguém percebeu nada do foi comunicado. Há muito que nos habituamos a que os números da Região, sejam eles financeiros ou sanitários nunca batem certo com os de Lisboa. A única certeza matemática é que em dois resultados diferentes para a mesma soma, um está errado, ou no pior dos caos, os dois estão errados, mas todos temos a certeza que os dois não podem estar simultaneamente corretos.

Ao cidadão comum, a quem interessam os números, ficará para sempre a dúvida de quem anda a enganar quem. A DGS divulgou no seu sítio da Internet que as disparidades dos números deve-se a um problema de plataforma informática, isto é, existe um atraso de 48 horas porque um dos laboratórios da Região tem um problema de incompatibilidade informática com a plataforma.

Se o problema é um atraso na divulgação nos dados que depois acumulam-se e são divulgados posteriormente como se do próprio dia se tratasse então temos um problema. E a primeira dúvida que pode surgir ao cidadão mais desprevenido é se o atraso existe, como é que a Região sabe primeiro os números corretos? Porque Lisboa fica a 1000Km e segundo parece os dados na fibra ótica demoram mais tempo a viajar que um avião!

A segunda dúvida que se pode colocar é se este problema existe noutras Regiões de Portugal? No caso dos Açores que têm nove ilhas e são mais de 50% distantes que a Madeira então as disparidades dos dados deve ser uma anormalidade inexplicável. Então nenhum Laboratório dos Açores tem problemas com a plataforma informática da DGS? Que inteligentes e avançados que eles são em relação a nós! 

A terceira questão tem a ver com a morosidade de resolver o problema de meses, isto é, sabemos que o problema existe e que alegadamente está identificado, mas ninguém está interessado em resolver! Porque é que não se corrige as disparidades? Porque é que de uma vez por todas não é a DGS a divulgar os números diários dos infetados da Região? Porque somos autónomos e também sabemos fazer contas? Os seis mil milhões são um bom exemplo de como sabemos fazer contas!

Depois das três impercetíveis explicações do Governo Regional ficamos a saber pela DGS que o problema é um Laboratório de análises não identificado estar a demorar a reportar os seus números. 

E como se tudo isto não bastasse a justificação do responsável da Saúde é que os números podem prejudicar o Turismo na Região. Poder podem, mas o que seria pior? Conhecer os verdadeiros números ou abrir o Turismo correndo os riscos de uma quarta vaga incontrolável?

Nesta confusão toda, não tenhamos dúvidas que alguém anda a fazer contas de sumir!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 8 de Março de 2021 14:14
Todos os elementos enviados pelo autor.