Carta ao Sr. José António Garcês - Presidente da C. S. Vicente

 

Exmo. Senhor,
Presidente da C. S. Vicente
Assunto: Só perante o perigo

A ssisti à emissão do programa “Interesse Público” (3 de março 2021 - Link do Programa), sobre a estrada das Ginjas, onde você era um borrãozinho preto sobre um ecrã em que balbuciava “…precisamos de um discurso sério…. e um sério discurso”, discurso realmente vago. Mas este homem, dizia eu, não dá conta que o discurso que ele tem, nem é sério, nem é coerente, o que está a dizer? E sua iliteracia ambiental também era confrangedora!

Nem teve apoio científico nem foi esclarecido pela Secretaria Regional da Agricultura ou da Secretaria Regional da Ambiente e Recursos Naturais e Alterações Climáticas, mas estas entidades, que poderiam ter contribuído para uma discussão esclarecedora, recusaram-se a participar no programa por “(Des)Interesse Público”. É compreensível que ninguém, com alguma inteligência, ousasse arruinar a sua reputação na defesa de um estudo de impacto ambiental, com nulo rigor científico!

Deu-me pena do Sr. António Garcês, só e abandonado, pela coligação do “sim à estrada”. Embora também compreenda que o senhor é um ex-filiado do PSD e, com tal, foi-lhe aplicado o castigo recorrentemente usado na Madeira: a ostracização! É motivo para dizer que o PSD “não paga a traidores”. É certo que não era a “estrada das laranjeiras”, onde certamente teria estado o partido da laranja acompanhado por esse doutor que anda a enfiar barretes.

É uma lástima que as pessoas de São Vicente que tenham um presidente que durante 8 anos não teve uma ideia para desenvolver o Concelho, mas que usa a construção da estrada das Ginjas como tábua de salvação para conseguir assegurar mais um mandato de 4 anos, sem qualquer ideia de desenvolvimento para a população.

Desenvolvimento é ver o Parque Industrial de São Vicente "cheio" de indústria, tristeza é vê-lo como está agora… vazio! 

O borrãozinho preto lia e relia papéis, mas andava aos papéis! E o perigo está aí, ao virar da esquina, pois Outubro está em contagem decrescente a 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 … 0 meses. Ali esteve abandonado pelo Governo Regional, sozinho e em minoria perante os restantes convidados que não interpretam desenvolvimento como sinónimo de betão. Por certo, faça caso do conselho do convidado Hélder Spínola e fale com outras pessoas, aquelas que o rodeiam não se atrevem a contrariá-lo. Já dizia Luís XVI ao filho: “desconfia dos que te aconselham e te dão sempre a razão”. Luís XVI teve de pôr a cabeça no cepo e o senhor, ou faz um movimento elegante de marcha-atrás ou terminará por colocar a sua cabeça no cepo, ... ou o “Albu” terminará por pôr outro candidato para São Vicente a dizer que os 12 milhões são para espetada e vinho seco. E você perde com uma pinta … 

Estradas há muitas!!! Estradas, estradinhas e estradetas e sou eu e outros mais que com os nossos impostos pagamos o seu salário, lá terá que ser … Mas estar a sustentar uma corja de mestres da construção, convertidos em empresários da construção civil que vivem a chuchar nos dinheiros públicos por via de ajustes directos/concursos públicos, é que não!

Aqui somos diferentes do resto do país, a costa norte tinha 80% de analfabetos em 1940, eu sei que não somos nem Lisboa, nem Funchal, mas devo dizer-lhe que esperava um pouco mais de um presidente de câmara de um concelho da RAM, em pleno século XXI. Ficou a imagem de uma pobreza intelectual constrangedora… dormi mal e nessa noite deu-me para pensar em quem nos governa local e regional mente.

Saudações ecológicas

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 15 de Março de 2021 10:13
Todos os elementos enviados pelo autor.