Pneus promovem pneus


P ercebo que os pneus usados na Madeira, não havendo indústria de reciclagem local para outros aproveitamentos e sendo caro o transporte para o continente, representam um problema ambiental que urge resolver. Também não sou adepto da inestética solução de aproveitá-los para muros de suporte de terrenos agrícolas ou quaisquer outros, para quem vê tantos poios abandonados suportados pela tradicional pedra, ver esta deriva com pneus é preocupante. No entanto quem abriu o precedente? O Governo Regional! Sempre mau exemplo, faz o que digo e não o que faço.

Lembram-se do célebre túnel falso da Ribeira de João Gomes, o "brutal" para o embevecido Amílcar Gonçalves a se babar com uma factura pesada(?) ... e que mereceu um "banquete" pago pelos contribuintes segundo o Presidente efectivo do Governo, o senhor Avelino Farinha? Pois é, em vez de criar uma estrutura que fizesse rolar/desviar as pedras até uma zona sem perigo, em último caso para a ribeira, com a respectiva recuperação do manto vegetal, idealizaram um "terraço", com muito cimento, que pretendia suster tudo o que caia. Alertados para a asneira, idealizaram o uso de pneus velhos sobrepostos para criar uma almofada que evitasse o impacto no cimento. Depois, houve novo alerta ... e os mosquitos (?), a água que os pneus retêm é um dos principais locais para  a criação de mosquitos. Perante o novo problema, espalharam terra em cima. O "terraço" tinha mesmo que ser "brutal" porque antes do verdadeiro impacto teve que segurar todas as asneiras.

Assim temos o exemplo e o precedente do Governo Regional que agora proíbe muros usando pneus velhos, esse bem mal amado que ninguém quer depois de gasto. Mas, e se o proprietário cobrir com terra e torná-los floreiras? Mais um disfarce para um mau exemplo. Não sou técnico mas, gostaria de saber se a deterioração da borracha solta algo ruim, em terrenos de cultivo, mais uma agressão alimentar.

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021 17:48
Todos os elementos enviados pelo autor.