O madeirense gosta de ser pobre e de viver na pocilga

 

P artindo do pressuposto que no Correio da Madeira é para falar a verdade, nua e crua, cá vai a minha opinião para desestabilizar o cinismo de muitos que se fazem santos e honrados mass com um passado triste.

Então é assim, a Madeira nunca se vai desenvolver e será sempre pobre, porque o madeirense vende-se. Pela frente é uma coisa mas se lhe chegar um cheirinho de um atalho para vencer na vida não hesita e é igual a tantos outros. Os políticos têm origem nesta massa que por sua vez institucionalizam que o sucesso faz-se na podridão, tornam-se exemplo do chico-espertismo. Não aceitar corrupção e esquemas é ser tonto no meio de toda esta podridão, ou seja, a corrupção, o compadrio, a burla em concursos, etc, fez escola e a cunha manda. NINGUÉM EXIGE O RESTABELECIMENTO DA ORDEM DO MÉRITO, PREFEREM O COMODISMO DOS ESQUEMAS.

Vemos, com frequência, gente que é lesada por decisões ou inacções do GR a se "acalmar" com um subsidiozinho ridículo e uma "mão no pêlo", muitas vezes de vez única, como aqueles vouchers de campanha ou um valor miserável atirado para as mãos de algumas classes profissionais, muitas vezes que não passam de intenções mas que as pessoas, com essa ilusão, calam-se e votam na corrupção. Enquanto as pessoas estão nessa ilusão das suas misérias, os mamões da ilha ganham mais tempo para enriquecer à fartazana. Esta ilha é um gigantesco assalto, não governam, passam o tempo a inventar coisas para sacar dinheiro! Desculpem, parecem "Os ciganos da Europa".

Tenho andado calado mas, tenho apreciado como a determinado momento saem verdades duras no Correio da Madeira e depois aparecem uns anjinhos, que ganharam estatuto e benesses do poder, a se fazer de honrados, ahhh e que são muito trabalhadores, que o que têm deve-se ao seu suor ... apagam rapidamente da memória o privilégio que tiveram para subir na vida quando se venderam ao poder, ao regime, aos DDT's da ilha, etc. FALSOS. E quantos e quantos são intermitentes, hoje dá jeito falar contigo e torna-se amoroso, noutros dias não tens interesse e evitam-te.

Foi assim que chegamos a esta política, o Sousa nas campanhas oferece dinheiro a todos os partidos para gastar nela, aceita quem quer e temos casos de sucesso, ganha ascendência, no CDS e PS sobretudo, mete gente para controlar, ser avisado, lhe arranjar subsídios, entalar legislação que não lhe interessa, conservar licenças ou explorações que nunca vão a concurso sério, sobretudo a possibilidade de fazer o que quer e entende, como no caso de isolar o Porto Santo em Janeiro e Fevereiro. Mas quem fala deste fala do Avelino, que agora até tem ou terá legislação que o defende do roubo das pedras (fonte imensurável de riqueza) e o silencio dos jornais comprando-os, vergando os jornalistas à necessidade dos vencimentos para sustentar as famílias. Consegue ter dois matutinos e a ERC nada diz. Consegue ser Presidente do Governo à frente das comitivas nas obras, com os líderes eleitos de orelha baixa. Consegue ter um Vice-Presidente todo poderoso para ajustes directos, compensações, indemnizações. Mas quem fala destes também fala do Pestana, salvador da Quinta das Rosas, abusador do CINM que agora todos choram cinicamente mas que, enquanto branqueava crime, andavam todos calados.

Os políticos sabem o povo que têm e vão jogando para se eternizar no poder mas, um dia, que já esteve mais longe, o dinheiro não vai chegar para tanta loucura e saberemos que somos a Sicília do Atlântico, ponto de encontro dos mafiosos de cá e do estrangeiro. Descobriremos falcatruas impensáveis, mais dívida, teremos um povo condenado à miséria como muitos países de África com governos Cleptocratas e lá se foi o sonho Europeu, porque quando nos vimos com dinheiro decidimos ser trafulhas ou compactuar, não trazer equidade à sociedade, não desenvolver socialmente para que o povo ganhe valores de verdadeira honra e carácter, produzir e não fazer de conta.

Todos sonham com o atalho, em qualquer forma de "roubar" (PASSAR À FRENTE NUMA LISTA JÁ É), porque é a regra vigente. com miras por perto, não conseguem olhar para o exemplo da Venezuela e, sendo de esquerda ou direita, o que temos são ladrões! Roubam o futuro e as capacidades de todos para produzir pobreza e ... ele ... ricos!

E você diz, uma andorinha não faz a Primavera e que sozinho não muda o mundo mas, quando vê outros a tentar você mina! Você é cúmplice, nem que seja por estar calado, a larga maioria.

Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021 10:12
Todos os elementos enviados pelo autor.