Lar da Bela Vista ... "Lar de Concentração"?

 

Lar de idosos ou campos de concentração?

E stamos a viver uma verdadeira pandemia cerebral, onde aquilo que estão a fazer com os mais velhos é verdadeiramente atroz, maldoso e de uma insensibilidade sem limites. As entidades que têm poder decisivo referem que o confinamento dos idosos é para sua proteção … será? Então porque tal não aconteceu? 

No lar da Bela Vista, os idosos, para além de estarem isolados dos seus entes queridos há quase um ano, os familiares desconhecem as reais condições em que estão instalados. Um piso encerrou para obras (obras de Santa Engrácia!) e acumularam os idosos, todos apinhados, nas restantes instalações sem os familiares saberem onde e como.

Para cumulo, com a entrada da Covid-19 nestas instalações, os idosos positivos foram condensados/prensados numa divisória, impedidos de sair das suas camas, isto porque o plano de contingência assim o exige, refere a diretora do lar (santa ingenuidade). Esta situação já dura há 16 dias sem se perceber porquê? Deve ser para acabar com a pouca sanidade que ainda lhes resta. Sim, porque estas medidas não são no real interesse do idoso!

A norma 004/2020 da Direção Geral da Saúde (DGS), cito “52. Para os doentes com COVID-19 assintomática, isto é, pessoas sem qualquer manifestação clínica de doença à data do diagnóstico laboratorial e até ao final do seguimento clínico, o fim das medidas de isolamento é determinado 10 dias após a realização do teste laboratorial que estabeleceu o diagnóstico de COVID-19.”

Os idosos assintomáticos, como é o caso da minha mãe, deveria aplicar-se este princípio. Se a RAM não quer seguir as diretrizes da DGS, então que crie normas claras para que as instituições as possam aplicar sem terem de ficar à espera que o delegado de saúde assim o determine. Ou será isto uma manobra de diversão dos dirigentes do Lar para empatar os familiares?

Afinal de quem é a culpa do Lar da Bela Vista se ter transformado num campo de concentração? Da Autoridade de Saúde, Dr. Melim? Da Diretora do Lar, Drª Anisabel? Do Presidente da RAM, Dr. Albuquerque? Ah não, a culpa é dos velhos, porque ficaram velhos, não produtivos e chatos que se tornam um peso para a sociedade e é preciso saná-los.

Sim, porque antes desta ocorrência, já a situação era dramática, idosos confinados desde março do ano passado, idosos que já partiram sem Covid e sem se despedir... triste sina a de ser velho, numa terra onde os novos e poderosos decidem o seu destino. Desconhecem totalmente a vida dos familiares e as razões dolorosas que originaram a sua institucionalização na esperança de proporcionar um resto de vida com dignidade e conforto. Até isso lhes tiraram. E aos filhos a instituição responde, “se acham que está mal leve-o para casa!”

Se isso fosse possível eles nunca teriam lá ido parar!

Dignidade, respeito, consideração e estima é tudo o que se pede para estes seres humanos que deram os seus contributos para a nossa terra ser o que é, e que, contrariamente ao que podem pensar, têm filhos e netos que os amam e sofrem diariamente com a inoperância dos nossos governantes.

Triste sina a de ser velho ... Por amor de Deus façam alguma coisa!

Uma filha desesperada

Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021 10:28
Todos os elementos enviados pelo autor.

Onde andam os políticos que se aproveitam da terceira idade agora?
Já viram os exemplos das melhores soluções?
As malditas obras juntam mais idosos? Então sabemos como foi o surto.
E os enfermeiros vão embora? Mostra que quem pode desiste?
A secretária Augusta que ilude os madeirenses com o dinheiro da República não aparece?
O secretário fanfarrão da Saúde não aborda o assunto?