Vamos passar pela vergonha da 4ª vaga do Covid-19?

 

E stamos num mundo que se diz moderno, cheio de proezas técnicas e avanços na ciência. Dizem que por elas conseguimos uma vacina de forma tão rápida, no entanto, apesar da maior ignorância durante a Gripe Espanhola, entre Março de 1918 até Agosto de 1919, só houve 3 vagas. Depois de Janeiro de 1919 a pandemia foi perdendo força até ficar controlada.

Temos tudo para pelo menos repetir a situação, até porque a vacina já a circula para acelerar a imunidade colectiva, resta saber a velocidade do fornecimento e a aplicação. O que temos contra? Um mundo ecologicamente desequilibrado que potencia o aparecimento de mais fenómenos e intensifica este, ... o outro factor, imagine-se, é a educação das pessoas. Eu disse educação e não formação. Os antigos, na pandemia da Gripe Espanhola, poderiam ter menos conhecimentos mas de certeza tinham mais educação e respeito pelas directrizes. Por aqui o leitor já está a perceber onde quero chegar. Será que pela atitude indomável das pessoas numa pandemia, apesar dos constantes avisos, vamos ter uma 4ª vaga? Ninguém sabe mas a vacinação não vai à velocidade da irresponsabilidade das pessoas, sim, irresponsáveis, o vírus expande-se por pessoas que não acatam as directrizes. Todo tipo de atitudes no quotidiano ou então com aqueles que, chegados à região, não esperam pelo resultado para, se for negativo, então saírem de casa.

Nem tudo se repete, a história relata que a 3ª vaga Gripe Espanhola também em Janeiro mas mais branda dos que as duas primeiras, no nosso caso é exactamente ao contrário, tem ido em crescendo. As pessoas naquela altura atingiam a imunidade mais rápido ou o nosso vírus, com variantes, é pior? Creio que a resposta é de novo a educação das pessoas. O que sei é que durante a história da humanidade houve várias pandemias a dizimar as populações e a ignorância potenciava a propagação. Os tempos podem ser modernos mas o ciclo repete-se e as pessoas parece que continuam ignorantes ... por falta de educação e respeito pelos outros. Agora que a pandemia está com imagens aterradoras nos hospitais portugueses, os negacionistas e das teorias da conspiração andam mais calados mas, sabem que agora serão mal sucedidos ao abrir a boca. ... ou então alguns têm por passatempo agitar os outros.

Se houver 4ª vaga, significa que houve um retrocesso civilizacional, somos piores pessoas, pelo menos para nos deixarmos orientar para evitar a propagação do vírus. Que o Covid-19 nos traga mais humildade a cada um e menos loucos das teorias da conspiração ou de outros que acham que levam dinheiro para o caixão. Resolver as duas situações ao mesmo tempo ainda não resultou, primeiro vamos acabar com a pandemia e depois exigimos aos governos condições para relançar a economia.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.