Toda a secretaria do turismo e APM devem ser remodeladas.

 

A os 11 dias de janeiro, começo a ver o nosso turismo a desmoronar-se como peças de dominó por consequências uns dos outros, a zona de risco que é a Madeira; os voos novos que não aparecem nem os antigos são reactivados; as frequências reduzidas; países emissores do nosso turismo a sinalizar a Madeira; hotéis a prolongar layoff para Agosto; a perspectiva dos hotéis mais péssimistas, que davam para março-abril de 2021 a sua reabertura, já desde maio passado, a adiar essa data para meio do Verão à entrada de época baixa; o volume de turismo que não permite dar garantias de abrir hotéis e serem rentáveis nem sair do layoff; moratórias que findaram e agora vão somar mais encargos sem receitas; apoios que não ajudam, o layoff é o único menos mal; hotéis à venda sem ninguém para comprar e manter o emprego ou fundos de investimento a quererem levar barato e sem empregados; as ideias de converter hotéis para outras actividades que necessitam de outro tipo de profissionais qualificados na área; empresas associadas ou prestadoras de serviços conexos no serviço a desistirem da actividade e a buscar outra que possam rentabilizar nesta situação pandémica; despedimentos ou esquemas para despachar funcionários nos incomings; negociações com valores cada vez mais baixos do preço por quarto para cativar turistas mas que depois nunca mais vão subir para os valores de rentabilidade, será trabalho de escravo com os rendimentos que os hotéis terão de aceitar para activar o turismo, tudo no exacto momento em que a Madeira optou pela massificação deixando construir o hotel Savoy Palace, que agora absorve tudo para se salvar e o próprio GR ajuda ou destaca. Isto está horroroso e poderia estar o dia inteiro a mencionar factos.

Esta pequena descrição factual é para dizer que é irritante verificar como o secretário do turismo vegeta com tretas na comunicação social e também vai se pegando com todos para atribuir culpas externas. O caso Binter foi ridículo mas, na TAP não toca. Não sei se já repararam que a TAP vem paulatinamente a nos transferir para a TAP express com aviões mais pequenos, diz muito e estão no seu direito retirar rentabilidade mas o nosso turismo tem cada vez menos lugares de avião para o parque hoteleiro instalado.

Da mesma maneira que acredito que, pelos meus exemplos, estão a ver a dimensão da catástrofe, quero afirmar que o Turismo, secretário, direcções regionais e associação de promoção da Madeira devem ser totalmente remodeladas trocando por gente capaz da área e não amigos, cunhas e tachos que são pesos mortos. As publicidades tornadas notícias para consumo interno é um esforço e consumo de tempo inútil para a empreitada que temos fora de portas, prova que devem ir todos para a rua. É preciso acabar com esta cambada de gente com ganho certo ao fim do mês, desqualificados para atender a uma crise. Quando as coisas correm sozinhas, qualquer um está no tacho e compra bem dizer da APAVT, dos turistas por interesse que publicitam, imagine-se, a Madeira aos madeirenses em vez de ser lá fora. Tudo é muito curto e imbecil, o Turismo da Madeira satisfaz os madeirenses por causa dos votos mas não trabalha com estratégia para atrair turismo. Quando não corre bem vemos que valem zero.

Há quase um ano que estamos em pandemia e tivemos oportunidade de ver os outros, no Verão passado, a nos dar baile, Algarve, Canárias, Açores, tinham tudo preparado para arrancar logo, a Madeira não. Continuamos à espera para ver trabalho de fundo, feito a preparar novos mercados, com incentivos a companhias aéreas e operadores para diversificar e não depender tanto dos que nos fecham portas como a Alemanha e do Reino Unido. Impensavelmente, temos um quarto do orçamento anual da Região entregue para obras pública e uma miserável dotação para promover o turismo que representa 1/3 do PIB regional.

A única solução que vejo é tentar mudar o negócio hoteleiro da Madeira para as Canárias e ficam aí os políticos com seus tachos a amarrar a Madeira com a sua categoria. E, por favor, não metam o incapaz como candidato na CMF, o poder local requer mais humildade no contacto com as pessoas.

Felicito os ideólogos do Correio da Madeira pela oportunidade que criaram de trazer a Madeira real aos olhos do povo. Obrigado pela publicação.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021 11:21
Todos os elementos enviados pelo autor.