São João: a máquina de fazer dinheiro

 

M eus pais vivem na parte mais alta de um terreno contíguo ao leito da ribeira de São João, eu e outros, mais novos, sempre que podemos, vamos com mais frequência ver o estado dela quando chove, na zona mais perigosa e que pode fazer desabar muita pedra (de grande porte) que pode bloquear a ribeira e fazer sair muita lama e entulho pela estrada abaixo.

Os terrenos começam a ficar encharcados e a receber cada vez menos água, portanto, se o tempo chuvoso se mantiver (parece que não), corremos o risco da água, pura e simplesmente se escoar só na superfície até ao mar.

Aqui desenha-se já nos alicerces uma curva acetuada com espaço para fazer melhor

A ribeira de São João tem uma particularidade tipo comédia catastrófica, depois dos açudes decidiram montar pedra para delimitar o curso de água. O ex secretário das obras, que agora anda às turras com a CMF, actual director da ARM, no seu tempo, era apologista desta solução e como ninguém quer sair do estado de graça, toda a estrutura que existe para aprovar tecnicamente uma obra num curso de água deixou andar. A loucura concretizou-se.

O curso de água cada vez se estreita mais quando a natureza a montante tem um leito amplo.

O problema reside no simples facto de que se vier muita água na ribeira, esta descalça a terra por baixo da pedra montada e elas despencam ribeira abaixo. É por isso que se vigia a zona quando chove mais. Na recente visita à zona, fiquei num misto de contente, apreensivo e incrédulo. Estão outra vez em obras. Já começo a pensar que fazem errado para haver mais obra para corrigir, uma mina.

Estão a planificar uma via rápida para nenhures?

Penso que o actual secretário das obras ou o vice-presidente devem achar o ex secretário e actual director do ARM um anormal ou um incompetente, porque na primeira oportunidade, ou por saberem que foi um erro ou pela gula de dar obras às empresas amigas da construção, estão a desfazer todo o trabalho realizado há poucos anos para refazer com paredes de betão. Estou contente porque a solução é muito melhor, estou apreensivo porque a natureza fez um leito largo e agora está estreito (alguém vai ficar com o terreno?), incrédulo pela pipa de massa que se esbanjou antes e se volta a gastar agora. Tentativa e erro ou é mesmo assim para enriquecer? Dispensava-se tanto tachista.

Tive o cuidado de tirar umas fotos para provar o que digo. Às escondidas do povo, ribeiras a dentro, longe dos olhares, fazem-se e desfazem-se obras, rouba-se pedra e vende-se betão desalmadamente para enriquecer muitos. A pergunta que fica é se as construtoras chegam ali e fazem o que bem entendem ou alguém dá algum parecer, quanto a mim, a Hidráulica está sempre em xeque, sai de uma, mete-se noutra, a ribeira vai ter vazão?

Se acontecer algo em São João um dia, não venham as almas caridosas que provocam as desgraças com solidariedade da onça, eu saio para cumprimentar com uma pá nas arcas.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 10 de Janeiro de 2021 18:13
Todos os elementos enviados pelo autor.