Os órfãos de partido

 

As almas estão na esplanada.

O lhando para o panorama político e a qualidade dos dirigentes partidários, compreende-se desde logo a expressão "órfãos de partido". Esta manhã ri-me feito louco ao ler o título na vossa página "o CDS é como uma cebola, quanto mais se descasca, mais se chora", lamentavelmente é mesmo para chorar, é nem mais nem menos do que a dura realidade, passa-se por cada nome regional ou nacional do partido e perdemos a esperança, o que se repercute nos votos.

É evidente que o CDS não é caso único e é assim que muita gente vota em partidos ou pessoas que não defendem a sua matriz ideológica. Assim se explica o fenómeno Chega e o que aconteceu no Alentejo. Os partidos cristalizam-se tomados por gente que faz da política profissão, estão pensando em si, em ter poder para ter trabalho ou enriquecer, o que destrói todo um povo que vê os esquemas para roubar, manter o poder e o emprego.

Cada vez mais se tenta votar em pessoas credíveis, onde quer que estejam, que ofereçam alguma garantia ou então, e erradamente, em partidos que dizem o que nos enche a alma das frustrações que temos mas que, chegados ao poder nos darão pior vida com a cartilha de decisões que possuem. Será que as pessoas lêem o que defendem? Vejo em Portugal todo potencial para reviver o que vimos nos Estados Unidos. Devemos olhar para lá como exemplo e fugir a 7 pés, porque pobreza e crise com desgoverno mete-nos no poço com tampa.

Agora de manhã, há bem pouco e ainda estou, tomava o pequeno almoço com nostalgia do normal numa esplanada e não fui o primeiro a rir convosco, houve um passa palavra até chegar a mim. Concluo que este CM de todos é acarinhado sobretudo pelos órfãos de partido, "frustrados no bom sentido" por serem exigentes, de não se reverem na mediocridade da política actual, esperançados de que um simples site diga as verdades que todos pensam mas escondem. É fácil de perceber pelo que vi nesta esplanada, de que o CM é lido por todos. A maioria pela calada. Se a publicação vai ao tutano a malta gosta mas não se manifesta, ri-se e satisfaz-se por dentro, mas assim que há algo cómico as pessoas denunciam-se. O CM é para mim, por definição, um orfanato partidário mas não ideológico, que tenta a pluralidade mas que ataca os poderes instituídos que nos vão matando, a cada dia, porque não param de alastrar todas as formas de gamanço usando o poder. A política tornou-se uma saída profissional dos medíocres.

A ilação que se retira desta minha experiência na esplanada é que, assim que surja alguém decente e credível, toda esta gente que se riu com a "cebola" votará no mesmo, porque precisam de esperança, tanto como de pão para a boca. Querem viver esta vida mas não em contínuas crises, querem construir algo e não ver os medíocres a evoluir com os decentes na pobreza. Querem que o valor, o mérito, a formação e a qualidade tome conta dos destinos e que nunca mais nos esqueçamos do que acontece quando se entrega o poder aos medíocres. Pensam em si e não em todos. Alguém bem formado para governar, encontra política para todos e extrair o melhor de cada um para uma sociedade homogénea, não esta parvalheira de poucos com tudo e o resto a ver.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 30 de Janeiro de 2021 09;12
Todos os elementos enviados pelo autor.