Os caramelos do governo e do sistema.

 

Bom dia 

Ao passar os olhos pelas redes sociais, e como é meu hábito, percorro alguns amigos e algumas páginas ligadas a minha terra, o Porto Santo, entre elas a do meu conterrâneo António Melim, que também tem a conhecida página " Denúncias Porto Santo", ontem o António escreveu um artigo de opinião onde expressa as suas preocupações com alguns temas da sua terra, com o título "Quo vadis Porto Santo", aqui está o link;

Ao ler os comentários deparei-me com um tal de Hugo Brandão (mais conhecido pelo príncipe), vale a pena ler o seu comentário ao artigo do António, é o comentário típico do caramelo bajulo, caramelos destes feitos pelo regime que estão espalhados por todo o arquipélago, ora o Sr Hugo que ocupa um cargo de " pião de brega" na classe política dominante na ilha do Porto Santo, o Hugo vem responder branqueado o que é impossível branquear, só faltou dizer que os hotéis fechados e como são privados são o melhor que o Porto Santo poderia desejar, fala do golfe como um grande sucesso quando todos sabemos do custo para o erário público anual desse projeto, mas prefiro que leiam e tirem as vossas conclusões.

É este tipo de pessoa "os serviçais do sistema" que têm de ser corridos da ilha, muitos danos provocam na sociedade porto-santense, hugos, idalinos e robertos são os cangalheiros da ilha, são os bajulos de um sistema corrupto que domina o Porto Santo.

Numa rápida busca encontrei esta foto do Hugo fica o título " diz-me com quem andas que dir-te-ei quem és!

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 8 de Janeiro de 2021 10:42
Todos os elementos enviados pelo autor.

O PSD ganha como nas obras,
vários concorrentes dos mesmos.
Temos uma democracia
com tiques de "betão" ...



Porto Santo Quo Vadis? 
Distante, mas atento, tenho visto com alguma preocupação o rumo que a minha terra tem vindo a seguir nos últimos anos. Tenho a sensação de que a Câmara Municipal está com funções restritas, sem poder, completamente ao serviço de grupos e esquemas, e sobretudo só obedece às ordens emanadas pelo Funchal. Isto custa-me a ver e a saber e os nossos antepassados, que fizeram da Ilha um Porto Santo Maior, devem de estar com a lágrima no canto do olho.
Vou mencionar somente algum investimento de grandes proporções cujo benefício para a Ilha e para os habitantes é praticamente nula: 
1.Unidades hoteleiras que estão abertas somente os meses de verão, importam a grande maioria da mão de obra grande parte vinda de Africa e do Brasil, e utilizam o “all included”, isto nós não queremos. 
2. Temos um campo de Golfe que consome metade da água da ilha e que está praticamente às moscas. Viabilizar este empreendimento passaria por colocar o nosso campo na lista dos torneios internacionais, mas a vontade do Governo regional , ou é pouca ou algum outro constrangimento existe que não nos é dado a conhecer. 
3. Centro hípico, um investimento que está ao abandono, caiu, não tem qualquer promoção, não consta de qualquer brochura, nem nunca foi falado nas revistas e publicações da especialidade. Sobra meia dúzia de cavalos muitas vezes à fome e à sede e que a muito custo e teimosia ainda são mantidos pelo Sr Paulo. 
4. A Marina está abandonada e partida, sem condições para receber embarcações. Segundo um artigo que li, cerca de 12 a 14 mil barcos de recreio que passam ao lado da nossa ilha não param e são mandados seguir para Canárias, porque não existe lugares ou condições para os receber. Só a recuperação desta marina para o projeto inicial seria uma importante fonte de receitas sobretudo no inverno. 
5. O Parque industrial, à exceção de 4 ou 5 empresas, está ao abandono. Não existe vontade de o reativar ou de o converter. Por que não a instalação de um LIDL? Ou teremos de ficar sujeitos aos produtos sem concorrência do Pingo Doce? 
6. A infraestrutura criada a norte da Camacha, para os resíduos, serve neste momento para quê? Serve para armazém. SOmente para isso! 
7. E a lota? 
8. O matadouro? 
9. E o Penedo do Sono? 
10. As represas vazias sem manutenção? A nossa agricultura que já produziu os melhores e mais saborosos produtos da terra, dignos de prateleiras de lojas “gourmet” ! 
Por que perdemos tudo o que tínhamos e sem hipótese de retorno?
Por exemplo: as salinas, a fábrica da água gaseificada, a fábrica de conservas, os cereais, etc e etc...
E a cultura?
O Porto Santo não é só folclore e despiques, ainda que seja muito bom os terem mantido. Muito mau seria perdermos isso também. 
Muito mais teria a dizer, mas não quero ser maçador. Mas este caminho que estamos a seguir não é o que nós queremos. 
Será que ainda vamos a tempo de tomar nas nossas mãos as decisões para a nossa amada terra? Ou vamos perder esse nosso direito para sempre? 
António Melim
Jersey 6 de janeiro 2021

António, após leitura atenta desculpa mas tenho de discordar de muita coisa...
Ponto 1 - Hotelaria.
Por mais que nos custe, os investimentos são privados e como deve calcular, um investimento procura lucros, não estar aberto apenas por estar... mais, estes Hotéis pagam impostos. Muitas vezes acusa-se estas unidades hoteleiras de estarem isentas. Não estão.
Relativamente ao All-Inclusive. Bem, se estes Hotéis encerrassem as suas cozinhas por um dia e TODOS estes clientes viessem procurar opções no mercado local, não terias qualquer chance de servir tanta gente. Não tens oferta. Tão simples quanto isto.
Ponto a questão de outro ponto de vista... o cliente que vem com All-inclusive só vem exactamente por ser esse o pacote! Em condições normais jamais viriam cá... e mais, achas que um Hotel que já recebeu X's para receber o cliente uma semana, não o incentiva a SAIR e ir consumir fora, aumentando dessa forma os lucros da unidade hoteleira?
2 - O Campo de Golfe nunca foi tão utilizado. Inclusive tens o mercado Dinamarquês que cá vem exactamente porque tens um campo com excelentes condições...
3 - O Centro Hípico teve várias gerências. Todas elas decidiram sair. Não é promovido porwue não é explorado na sua vertente comercial.
O Paulo utiliza, e bem, as instalações. Tem os seus animais lá, os quais duvido que esteja "muitas vezes à fome e à sede"...
5 - O Parque Industrial está ali para quem tem interesse em montar o negócio. Se não há interesse, que mais haverá a fazer? Um LIDL?... Acha que se o nosso mercado fosse interessante, já não teria cá essas cadeias de supermercados? Lembra-se do Hiper Zarco?
6 - A Infraestrutura que se situa a Norte da Camacha executa o seu serviço. Efectivamente tem armazém. É necessário.
10 - TODAS as represas serão limpas. As limpezas decorrem actualmente. Poderá confirnar isso facilmente - posso inclusive facultar imagens de ribeiras já limpas.
Os produtos agrícolas, nunca você teve tantos agricultores com projectos agrícolas como actualmente. Você tem um selo que garante a autenticidade dos produtos locais. Você tem um apoio técnico mensal aos agricultores. Tem um Gabinete de Apoio inaugurado recentemente na Loja do Cidadão. Para 2021 está projectado uma melaria e uma adega. A Escola B+S Prof. Dr. Francisco Freitas Branco tem uma parceria com a APIPS para desencolvimento de actividades ligadas ao Sector. Tem inclusive uma horta na Escola.
Você tem 18 jovens agricultores formados recentemente.
A Cultura não se perdeu... ainda recentemente criou-se um grupo de cantares. Jovens e menos jovens, juntos pela cultura, pelas tradições...
Há coisas que só se vê estando cá. Não se sabe lendo artigos...
Um abraço