Com esta OMS a Covid vai com vento pela popa

 

Link da Notícia

À s vezes não entendo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e acho que as criticas de que é alvo são merecidas. O "core" da OMS, ou seja, o seu objectivo específico à luz da ONU é de desenvolver, da forma mais abrangente possível, a saúde de todos os povos e até definem saúde como sendo um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.» Dentro desta perspectiva, o objectivo actual é de combate total a pandemia porque ela depois condiciona tudo, como já vemos pela economia, como exemplo.

O que li, numa posição dúbia da OMS quanto ao objectivo central, é que sim, a Covid-19 está gravíssima mas os alunos devem ir para a escola porque é superior à pandemia, com esta avaliação, está por trás da prioridade que é a formação. Cada coisa a seu tempo! Em tempo extraordinários as lógicas mudam. Em guerra jogam golfe porque não pode parar? A notícia (parte) diz o seguinte:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisa que quanto mais tempo as crianças vulneráveis ficarem sem escola menor é a probabilidade de voltarem e que os encerramentos prolongados interrompem serviços essenciais, como a alimentação e o apoio psicossocial. Numa atualização da informação epidemiológica semanal, a OMS recorda que as crianças das famílias mais pobres já têm quase cinco vezes mais probabilidade de abandonar a escola primária do que as das mais ricas e que estar fora da escola "também aumenta o risco de gravidez na adolescência, exploração sexual, casamento infantil, violência e outras ameaças". A Organização insiste que os encerramentos prolongados "interrompem serviços escolares essenciais, como imunização, alimentação escolar, saúde mental e apoio psicossocial" e podem provocar stress e ansiedade devido à "perda de interação com os colegas" e à interrupção das rotinas. "Esses impactos negativos serão significativamente maiores para crianças vulneráveis, como aquelas que vivem em países afetados por conflitos e outras crises prolongadas, migrantes, refugiados e deslocados à força, minorias, crianças portadoras de deficiência e crianças em instituições", alerta. A OMS lembra que o encerramento de escolas "afeta negativamente as crianças de muitas maneiras, além da educação, incluindo a equidade, saúde infantil (tanto física e mental) e o desenvolvimento" e frisa que "pode também afetar a capacidade dos pais de trabalhar, introduzindo outros riscos".

Não vou contrariar qualquer destes factos mas então a saúde já não é premissa maior? Então os putos vão vaguear à rua, apanham Covid-19 nestes picos das vagas e trazem para casa? Infectam os avós, pais, etc. Em escola impreparadas e nos transportes públicos. Porquê então teletrabalho então?!

Mas, o que mata mesmo é perguntar, com todos esses problemas que se dão com o encerramento das escolas, para confinamento devido à pandemia, não era de acabar com as férias grandes do Verão quando acabar a Covid-19?

Lembro que a OMS faz fé em muitos governos e, por acaso, em Portugal, seguem esta ideia ... na Madeira, em parte, não. A OMS anda a baralhar funções na ONU porque há outras Organizações para as outras áreas, cada uma com a sua porque a liderança da OMS não pode baralhar as pessoas e dar argumentos aos irresponsáveis que, pela atitude, propagam a Covid-19.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021 14:27
Todos os elementos enviados pelo autor.