A rodoviária Covid

 

B om dia caro CM e leitores. Obrigada pela oportunidade de denúncia sob a capa do anonimato. Nesta ilha das maravilhas, onde está tudo controlado, onde quem manda quer e pode, só utilizando o anonimato é possível denunciar o que de outra forma ficaria no segredo dos deuses.

Serve esta minha missiva para alertar quem de direito - depois de tanta palhaçada que tenho assistido, tanta denúncia de linhas de apoio que ninguém atende, tanta confusão entre quem confina e quem não confina – de uma situação de perigo iminente numa das grandes e intocáveis empresas deste oásis Atlântico. Esta empresa transporta diariamente algumas centenas de habitantes no Funchal e dentro da empresa trabalham aproximadamente outra centena. Fazendo uma simples conta de merceeiro, um motorista infectado que termina o turno e entrega o autocarro ao colega é possível contaminador do colega, da família do colega, do colega e da família do colega que dentro da empresa lava, abastece e parqueia a viatura. Isto para não falar dos muitos passageiros que, num turno, entram e saem do autocarro. Um número interessante em que, se cada um infectar três, em poucos dias chega-se aos 200 infectados.

Esta semana foram detectados alguns casos nesta empresa entre motoristas e pessoal afecto ao edifício. Foram sinalizados casos de contactos próximos entre os colegas? Foram tomadas as medidas para evitar a propagação do vírus, nomeadamente testes aos contactos? Entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas podem passar alguns dias. Nesse intervalo de tempo quem não sabe que está infectado não corre o risco de infectar a família residente na mesma casa? Em alguns casos, doentes crónicos, idosos, grupos de risco. Não corre o risco de infectar quem trabalha de perto como ele? Que medidas esta empresa implementou para minimizar estes riscos? 

Parece-me que nenhuma. Quem tem sintomas vai para casa, quem não tem sintomas continua a trabalhar mesmo tendo contactado de perto com o infectado. Esperemos que dentro de alguns dias o número de infectados não dispare para níveis muito maiores à conta desta empresa e que alguém com competência na matéria averigúe o que se passa.

Obrigada pela oportunidade e continuem. São uma lufada de ar fresco numa ilha cada vez mais fétida!

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021 09:54
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.