A cabala a Manuel António Correia foi desmontada

 

Link da Notícia


R estam poucas dúvidas de que Manuel António Correia foi alvo de uma cabala dentro do seu próprio partido, por parte dos Renovadinhos, com medo de que o homem se candidatasse num congresso do PSD-M e eliminasse a infestação e o delírio que vai lá dentro. Desde o início, a acusação foi muito forçada e pouco sustentada, para não dizer que rabuscada, com uns para a frente e outros para trás (link), extraídos da hemeroteca da Governação. Depois de muito ponderarem como dar fim a um homem integro, queimar foi a decisão.

Link da Publicação

Manuel António Correia é mais um elemento com capital político no cardápio do medo da Renovação, como Paulo Cafõfo e outras câmaras da oposição sujeitas a rusgas, onde os homens do poder estudam como lançar dúvidas na opinião pública, manchando a idoneidade dos opositores ou concorrentes mas que para a Renovação são todos inimigos ... das suas regalias. É lamentável que a Justiça ainda não tenha percebido como é usada neste expediente para a política.

Esperemos que o ilibado tenha memória e não se deixe ser usado numa candidatura à Câmara Municipal do Funchal, caso contrário, perde todo crédito. É que agora é homem livre e imaculado. Que bom seria aliviar o Pedro Calado, ficava ele no bem bom da Vice-Presidência, a ser candidato natural à Presidência, enquanto vai enchendo (ou salvando) o patrão. Tentativas não faltaram no passado, sempre pelo Jornal Oficial do PSD de 10 mil euros, como em Agosto passado (link) 

Link da Publicação

Quem não se lembra da tentativa de aliciamento a Manuel António Correia por parte do Jornal Oficial do PSD, com aquela peça jornalística dos dois carrinhos de linha e um tanque (link). A aflição continua igual. Os mesmos a berrar sem valer votos. Aguardemos pela jogada do Jornal Oficial do Pedro Calado e do betão para salvar o entalanço do Vice que, a mando de Albuquerque (o queima sombras), quer que ele tente ganhar a "capital" ... é que sabe tão bem estar na zona de conforto dos ajustes directos e do saco azul.

Link da Publicação

Fica o caso para a posteridade:

O despacho da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa:

Por considerar haver forte probabilidade de condenação em julgamento, o Juiz de Instrução Criminal do Funchal, proferiu, no dia 9 de outubro de 2019, decisão de pronúncia contra um arguido, confirmando todos os factos descritos na acusação deduzida pelo MP e respetivo enquadramento jurídico-penal.
O arguido foi pronunciado pela prática de um crime de prevaricação e outro de abuso de poder, de titular de cargo político, ambos agravados.

No essencial resultou indiciado que, em 2005 e 2006, o arguido, na qualidade de Secretário Regional responsável pelo setor das Pescas, ciente de que a cooperativa de armadores da Região estava a incumprir os seus compromissos financeiros por financiamento bancário e que a Região, por via do aval que tinha dado à mesma operação financeira, estava a arcar com os encargos de tal financiamento, decidiu-se a aceitar a proposta da dita cooperativa de vender licenças de pesca de atum rabil, espécie muito apreciada pelo mercado asiático, a sete embarcações japonesas e chinesas, simulando que tal pesca era efetuada a coberto de contratos de afretamento e fundamentadas na transferência de tecnologia, de modo a contornar os impedimentos da Política Comum das Pescas e a iludir as medidas europeias de proteção dos recursos haliêuticos, bem como as recomendações da ICCAT - Comissão Internacional para Conservação dos Tunídeos do Atlântico, às quais a UE está vinculada.

Como tal não foram pelas embarcações em causa cumpridas nenhuma das normas do ICCAT, designadamente e entre outras, tais embarcações não tinham os obrigatórios equipamentos de monitorização, não reportavam a localização nem comunicavam as capturas, factos que só por si eram suficientes para revogar tais licenças, sendo que as licenças supostamente concedidas apenas para o atum rabil foram na verdade emitidas para toda a espécie de tunídeos.

Acresce que em 23.04.2006 a Marinha Portuguesa verificou que uma das embarcações japonesas, apesar de só ter licença para pescar atum, tinha a bordo 9 ton. de espadarte, 500 kg. de barbatanas de tubarão e 100 kg de dourado, tudo sem evidência de escrituração no diário de pesca.

O inquérito esteve a cargo do DIAP do Funchal e da PJ e esteve suspenso por falta de autorização parlamentar para constituir o denunciado na qualidade de arguido.

O processo segue para julgamento.

Os argumentos de defesa de Manuel António Correia:

“Penso provar a minha inocência em julgamento porque é assim que me sinto. Em consciência, nunca pratiquei, nesta ou noutra situação, qualquer ato ilegal. Pelo contrário, agi sempre na convicção de estar a defender o interesse público”

“Essas licenças eram habituais na Madeira e fora da Madeira para embarcações estrangeiras e tinham diversos efeitos positivos para o interesse público. Essas licenças que me foram pedidas pela cooperativa representativa do setor pesqueiro da Madeira serviam exatamente para beneficiar todo o setor pesqueiro da Madeira e, inclusive, para pagar dívidas à região”

“Que fique bem claro que nunca tive qualquer benefício pessoal pela emissão destas licenças, nem o processo diz isso, mas antes, quem beneficiou foi o setor pesqueiro da região e a própria região”

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021 17:41
Todos os elementos enviados pelo autor.